Mais nove caixas térmicas contendo 107.300 vacinas contra a Covid-19 da Coronavac/Butantan chegaram a Pernambuco às 10 horas deste domingo (22) pelo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. A nova remessa foi encaminhada à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde os técnicos do órgão acondicionaram as doses na câmara fria e farão a separação por município. Com isso, já são mais de 3,2 milhões de doses apenas desse fabricante disponibilizadas a Pernambuco. O novo lote recebido será destinado ao avanço na proteção da população em geral, garantindo o esquema completo dos adultos.
>> Covid-19: Pernambuco tem 1/3 do público alvo com esquema de vacinação completo
"As novas vacinas que recebemos hoje vão permitir um grande avanço na proteção da população em geral, garantindo a complementação do esquema vacinal de adultos. Estamos nos empenhando para que todos os pernambucanos, em todas as regiões do Estado, tenham acesso às duas doses de imunizantes. Isso é essencial para continuarmos com o cenário de queda nos casos da Covid-19 em Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara (PSB).
O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou o apelo, lembrando que o ritmo da campanha de vacinação depende diretamente da disponibilidade de doses que chegam a Pernambuco, enviadas pelo Ministério da Saúde, mas acima de tudo, depende da adesão das pessoas. “É preciso que todos tomem suas vacinas assim que chegar sua vez, e voltem para receber a segunda dose no tempo preconizado”, advertiu Longo.
Até agora, chegaram ao Estado 9.198.460 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 3.906.770 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.214.680 da Coronavac/Butantan, 1.904.760 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.
Pernambuco já registrou 603.534 casos confirmados de contaminação pelo coronavírus e as complicações provocadas pela Covid-19 provocaram a morte de 19.287 residentes do Estado.