Pernambuco recebeu nesta quarta-feira (25) a doação de três ultra freezers que atingem temperatura de -86º, 160 monitores eletrônicos de temperatura para caixas térmicas (dataloggers), seis computadores e três notebooks do movimento Unidos Pela Vacina, liderado por Luiza Helena Trajano, a proprietária da Magazine Luiza. Os equipamentos irão auxiliar na campanha de vacinação contra a covid-19 e chegam para reforçar a estrutura do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE).
Representantes do movimento foram recebidos no Palácio do Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara e o secretário estadual de Saúde, André Longo, além da superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.
"Por meio do movimento recebemos investimento de mais de R$ 6 milhões de doações de empresas instaladas em Pernambuco. É um legado muito importante para este momento de pandemia e também para o futuro, já que os municípios ficarão mais estruturadas para futuras campanhas de vacinação", declarou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
“É gratificante contarmos com a contribuição da sociedade civil para o enfrentamento da pandemia, um momento tão difícil e preocupante para toda a sociedade. Ações como essa são importantes para mostrar a união do povo brasileiro em prol do bem de todos”, afirmou André Longo.
Os equipamentos de refrigeração serão destinados ao armazenamento e conservação de todos os imunizantes contra a covid-19 que chegarem ao Estado, enquanto os monitores serão utilizados para registrar a temperatura das caixas térmicas durante o transporte das vacinas. “Eles auxiliarão tanto o PNI quanto as nossas Gerências Regionais de Saúde", explicou Ana Catarina.
Já os computadores e notebooks vão reforçar o gerenciamento e sistematização das informações da campanha no Programa Estadual.
O movimento Todos Pela Vacina reúne empresários e organizações para promoção de ações visando a conscientização sobre a importância da vacinação contra a covid-19 e outras doenças preveníveis pela imunização, além do estímulo à divulgação do trabalho científico e combate à desinformação. Em Pernambuco, o movimento é liderado por Roseana Faneco, líder do GMB núcleo Recife, e por Pedro Ivo Moura, acionista do Grupo Moura. Os dois conduziram as articulações de mais de 30 empresas madrinhas, viabilizando 3.125 itens que totalizam R$ 6.034.000,00 em doações para o Estado de Pernambuco.
Além dos equipamentos entregues nesta quarta, o Todos pela Vacina já doou para Pernambuco 30 geladeiras do tipo câmara fria para o armazenamento de vacinas, que foram encaminhados à sede do Programa Estadual de Imunização e ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
Também foram contempladas todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sede nos municípios do Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Goiana.
Os aparelhos de armazenamento e refrigeração possuem capacidade para 1.600 litros e conservam os imunobiológicos entre 2° C e 8° C, temperatura padrão para a maioria das vacinas em uso no Brasil. As geladeiras são certificadas pelo Ministério da Saúde (MS) e possuem o aval da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).