A Operação Lei Seca (OLS) em Pernambuco completa, neste mês, dez anos de atuação, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).
Na última década, a iniciativa abordou 3.243.128 motoristas e as infrações por alcoolemia corresponderam a 1,8% do total de checagens realizadas no Estado, somando 58.269 autuações. Destas, 77% aconteceram por recusa ao teste do etilômetro, somando 40.047 condutores. Os outros 11.179 motoristas foram autuados por constatação, enquanto 2.043 realizaram o teste que comprovou o crime de embriaguez.
Para o coordenador da operação em Pernambuco, Felipe Gondim, é perceptível que desde 2012, ano de implementação da Lei no estado, as autuações se mantêm em níveis baixos e não ultrapassaram 3,5% do total de abordagens de cada ano. Em 2021, de acordo com projeção realizada pela Secretaria de Defesa Social, a estimativa é de que mais de 13 mil vidas foram salvas pela Lei Seca.
"Podemos dizer que, ao longo destes dez anos, a missão da Operação Lei Seca em Pernambuco tem sido, acima de tudo, promover uma mudança de cultura e de hábitos com relação ao comportamento das pessoas no trânsito”, afirma Gondim.
É com esse objetivo em mente que a operação preparou uma programação especial para a comemoração dos seus dez anos. O foco dos eventos será a prevenção e enfrentamento aos acidentes de transporte terrestre, trazendo a educação e a orientação aos condutores como um eixo principal.
Programação
Na próxima terça-feira (7/12), as equipes irão realizar uma ação solidária na Fundação Hemope. Mais de 80 militares da PM, agentes do Detran-PE e técnicos da SES-PE devem realizar a doação de sangue no Hemocentro do Recife, no bairro das Graças. Para Gondim, o incentivo dessa ação veio da responsabilidade do Hemope em salvar vidas e que no final de ano, os acidentes acontecem com mais frequência, aumentando a procura por doadores de sangue.
Já no sábado (11/12), acontecerá uma blitz educativa, a partir das 14h, no bairro do Pina, com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife, do Corpo de Bombeiros e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE). A ação contará com a participação de arte educadores e haverá entrega de material informativo para dar visibilidade e alertar sobre cuidados ao dirigir.
Na quinta-feira (18/12), último dia de celebração, ocorre uma mobilização social em parceria com o Rotary Club do Recife e redes de supermercado. O mote da campanha é "Uma dose a menos, um quilo a mais", e busca incentivar a contribuição das pessoas com a campanha de arrecadação de alimentos, que serão entregues ao Abrigo Cristo Redentor, responsável por assistir idosos em situação de vulnerabilidade social.