COMEMORAÇÃO

Operação Lei Seca completa 10 anos em Pernambuco com programação especial

De acordo com projeções realizadas pela Secretaria de Defesa Social, em 2021, cerca de 13 mil vidas foram salvas graças à operação

Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 03/12/2021 às 11:55 | Atualizado em 03/12/2021 às 15:54
O desafio agora é ampliar para todas as capitais o modelo consagrado da Operação Lei Seca do Rio de Janeiro - e também de Pernambuco, que foi inspirado no modelo fluminense -, além de aumentar o rigor das etapas que sucedem a autuação nas blitzes - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

A Operação Lei Seca (OLS) em Pernambuco completa, neste mês, dez anos de atuação, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Na última década, a iniciativa abordou 3.243.128 motoristas e as infrações por alcoolemia corresponderam a 1,8% do total de checagens realizadas no Estado, somando 58.269 autuações. Destas, 77% aconteceram por recusa ao teste do etilômetro, somando 40.047 condutores. Os outros 11.179 motoristas foram autuados por constatação, enquanto 2.043 realizaram o teste que comprovou o crime de embriaguez.

Para o coordenador da operação em Pernambuco, Felipe Gondim, é perceptível que desde 2012, ano de implementação da Lei no estado, as autuações se mantêm em níveis baixos e não ultrapassaram 3,5% do total de abordagens de cada ano. Em 2021, de acordo com projeção realizada pela Secretaria de Defesa Social, a estimativa é de que mais de 13 mil vidas foram salvas pela Lei Seca.

"Podemos dizer que, ao longo destes dez anos, a missão da Operação Lei Seca em Pernambuco tem sido, acima de tudo, promover uma mudança de cultura e de hábitos com relação ao comportamento das pessoas no trânsito”, afirma Gondim.

É com esse objetivo em mente que a operação preparou uma programação especial para a comemoração dos seus dez anos. O foco dos eventos será a prevenção e enfrentamento aos acidentes de transporte terrestre, trazendo a educação e a orientação aos condutores como um eixo principal.

Programação

Na próxima terça-feira (7/12), as equipes irão realizar uma ação solidária na Fundação Hemope. Mais de 80 militares da PM, agentes do Detran-PE e técnicos da SES-PE devem realizar a doação de sangue no Hemocentro do Recife, no bairro das Graças. Para Gondim, o incentivo dessa ação veio da responsabilidade do Hemope em salvar vidas e que no final de ano, os acidentes acontecem com mais frequência, aumentando a procura por doadores de sangue.

Já no sábado (11/12), acontecerá uma blitz educativa, a partir das 14h, no bairro do Pina, com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife, do Corpo de Bombeiros e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE). A ação contará com a participação de arte educadores e haverá entrega de material informativo para dar visibilidade e alertar sobre cuidados ao dirigir.

Na quinta-feira (18/12), último dia de celebração, ocorre uma mobilização social em parceria com o Rotary Club do Recife e redes de supermercado. O mote da campanha é "Uma dose a menos, um quilo a mais", e busca incentivar a contribuição das pessoas com a campanha de arrecadação de alimentos, que serão entregues ao Abrigo Cristo Redentor, responsável por assistir idosos em situação de vulnerabilidade social.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS