A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (3) a operação "Periculum Libertatis" com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada à prática de crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. São cumpridas ordens judiciais em quatro municípios de Pernambuco, em Joinville (SC) e em Catanduvas (SC).
De acordo com a corporação, 20 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara Única da Comarca de Tamandaré, são cumpridos em Tamandaré, no Recife, em Itaquitinga e Gameleira, em Pernambuco, e nas cidades de Joinville e Catanduvas, em Santa Catarina.
As investigações começaram em junho de 2020 e, de acordo com a polícia, 10 dos alvos já estavam no sistema prisional. A apuração teve a parceria da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel).
Participam da operação 80 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Há ainda o apoio da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria Executiva de Ressocialização (Giso/Seres) e policiais civis de Joinville.
Os presos estão sendo encaminhados para a Delegacia Seccional de Palmares. Entre os materiais apreendidos estão dinheiro, drogas, armas, celulares, entre outros. Um balanço da ação será divulgado posteriormente pela Polícia Civil.