Cobrança

Em protesto na BR-408, moradores de comunidade reivindicam regularização de energia elétrica

Manifestação chegou a bloquear os dois sentidos da via

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 02/02/2022 às 9:22 | Atualizado em 02/02/2022 às 10:30
Notícia
X

Atualizada às 10h24

Cerca de 100 moradores da Comunidade Esperança realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (2) na altura do quilômetro 66 da BR-408, entre os municípios de Carpina e Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o grupo reivindica a regularização do fornecimento de energia elétrica na área. À TV Jornal, a dona de casa Suelda dos Santos disse que a comunidade está às escuras desde a última sexta-feira. Na última queda de energia, ela chegou a perder objetos e alimentos.

O protesto iniciou pouco após as 5h e chegou a bloquear os dois sentidos da via, que foi liberada pouco antes das 9h. Por causa da manifestação, o trânsito na área ficou complicado. Policiais militares e agentes da PRF acompanharam o protesto.

Em nota, a Neoenergia Pernambuco informou que o fornecimento de energia na região estaria normal. De acordo com a companhia, a instalação elétrica particular da comunidade, que conforme informado pela Neoenergia está situada em uma área ainda não regularizada, necessita ser ampliada. O texto diz ainda que o serviço está pendente em razão de um impasse entre as prefeituras de Carpina e Paudalho.

Também através de nota encaminhada à imprensa, a Prefeitura de Carpina afirmou que a Comunidade Esperança encontra-se em território do município de Paudalho. A gestão disse que em novembro de 2021, enviou um ofício para o prefeito de Paudalho informando sobre a situação. Ainda de acordo com a prefeitura de Carpina, não houve retorno. A gestão informou que "em solidariedade aos moradores da comunidade, deixou quitadas as faturas da Celpe, qual estava pagando, até o mês de novembro de 2021". Segundo a nota, os valores chegavam a ultrapassar R$ 13.000 mensais.

Já a Prefeitura do Paudalho informou que a energia das casas deve ser solicitada pelos consumidores(moradores), para a Neoenergia. Segundo a gestão, o município é responsável pela manutenção da iluminação pública do local, "todavia, a gestão municipal está realizando uma intermediação coma concessionária de energia para que a instituição tome as medidas cabíveis". A prefeitura informou ainda que, "nos próximos dias", a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente irá programar uma ação para correção da iluminação pública na comunidade.

Tags

Autor