Nesta segunda-feira (30), o governo de Pernambuco optou por não divulgar um novo balanço dos estragos causados pela chuva que vem castigando fortemente a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. O número de desabrigados, entretanto, aumentou. Segundo o secretário executivo de Defesa Civil, Leonardo Rodrigues, até esta noite estava em 6.170 pessoas. No último balanço os dados estavam em cerca de 5 mil.
- CHUVA EM PERNAMBUCO: moradores de Tejipió esperam poder público para retirar entulhos das ruas
- CHUVA EM PERNAMBUCO: pernambucanos poderão sacar até R$ 6.220 do FGTS; saiba como será
- Após fortes chuvas em Pernambuco, quais prefeituras cancelaram o São João? Veja lista atualizada
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: falta de infraestrutura contribui para deslizamentos de barreira no Grande Recife, apontam especialistas
- CHUVA EM PERNAMBUCO: Apac renova alerta para esta terça-feira (31)
- Marília Arraes quer comissão para acompanhar dinheiro destinado às vítimas da chuva em Pernambuco
- CHUVA EM PERNAMBUCO: Mais um dia sem aulas presenciais nas escolas municipais de Recife e Olinda
Sem atualização, o número de mortes, divulgado oficialmente pelo Estado, ainda durante a manhã desta segunda-feira, é de 91 pessoas. O Corpo de Bombeiros, porém, confirmou o resgate de dois corpos ao longo do dia de hoje, o que eleva o total de mortes para 93. Os desaparecidos somam 26, segundo os últimos dados do governo do Estado.
"A gente se encontra num cenário de operação, de crise instalada, por conta do evento que causou esse registro em todo o estado, é um evento histórico de precipitação. As chuvas continuam, há previsão da Apac do fenômeno atuar ainda, com menos força, mas a condição que a Defesa Civil trabalha é de uma região que acumulou chuva e traz uma insegurança para toda a área de morro da Região Metropolitana", diz o secretário-executivo de Defesa Civil, Leonardo Rodrigues.
Segundo Rodrigues, o número oficial de óbitos segue em 91 pessoas. Enquanto 6.170 pessoas estão desabrigadas.
Atualização de mortes
Apesar do governo do Estado não atualizar os dados de mortos, nesta segunda-feira (30), os óbitos, que somavam 91 ao todo, passam para 93 após a confirmação do Corpo de Bombeiros do resgate de dois corpos, em Monte Verde e no município de Camaragibe, no dia de hoje.
Chuva
A Apac renovou o alerta amarelo, de estado de observação, que é válido para a Zona da Mata Norte e Mata Sul, além da Região Metropolitana do Recife até esta terça-feira (31).
"Estamos renovando o aviso meteorológico, pois ainda há um resquício do sistema que passou durante o final de semana, com chances de provocar algumas pancadas de chuvas isoladas com intensidade moderada", destaca a Apac.