As presidentes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho, e Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro, realizaram uma visita técnica à barragem de Tapacurá, no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Na noite desta terça-feira (7), a Apac informou que a barragem de Tapacurá iniciou o processo de vertimento, que é quando o excesso de água acumulado pelo reservatório é extravasado.
"Lembramos que todo esse processo de vertimento é um mecanismo de segurança previsto nos projetos para o adequado funcionamento dos reservatórios. Portanto, não há razão para pânico", reforça a Apac.
No último dia 3 de junho, a Superintendência de Projetos de Recursos Hídricos recomendou à Defesa Civil que efetue "ações para mitigação dos efeitos da elevação no Rio Capibaribe sobre as populações que vivem em áreas ribeirinhas".
O motivo foi a elevação do nível de Tapacurá e da barragem Goitá, que fica em Paudalho, na Mata Norte. As duas barragens são responsáveis por retardar parte considerável das vazões de cheias do Capibaribe e estão próximas do vertimento.
Mesmo assim, a superintendência informou que não há risco de rompimento dos reservatórios. O vertimento é um mecanismo de segurança previsto nos projetos para o adequado funcionamento das barragens.
Previsão do tempo
Veja a previsão do tempo para esta terça-feira (7) e quarta-feira (8) em Pernambuco: