CRIME

Mulher é vítima de feminicídio dentro de apartamento na Zona Norte do Recife

A mulher tinha 35 anos. Crime, segundo a polícia, teria ocorrido no sábado (6)

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 07/08/2022 às 21:09 | Atualizado em 08/08/2022 às 14:14
ALEX OLIVEIRA/JC IMAGEM
A investigação será conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios/DHPP - FOTO: ALEX OLIVEIRA/JC IMAGEM
Leitura:

Neste domingo (7), a Polícia Civil de Pernambuco, por meio de equipe da Força Tarefa de Homicídios/DHPP, registrou o feminicídio de uma mulher de 35 anos. O crime teria ocorrido no sábado (6), dentro de um apartamento no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. 

"O corpo foi encontrado com indícios de ferimento causado por disparo de arma de fogo. O Instituto de Criminalística foi acionado. A investigação será conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios/DHPP. Mais detalhes não podem ser fornecidos no momento", informou, em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Pernambuco. 

O corpo da vítima foi encontrado nesse domingo (7) pela Polícia Militar de Pernambuco com ferimento provocado por um tiro na testa no apartamento onde ela morava, no 16º andar de um prédio da Rua Oliveira Fonseca.

A perícia constatou que ela foi morta na noite anterior.

Logo após o crime ter sido descoberto, o síndico comunicou o caso aos grupos de WhatsApp do condomínio. "Informo que tivemos uma tragédia no bloco B. Ainda não sabemos os fatos na íntegra. Os órgãos responsáveis estão atuando e o condomínio dará todo apoio às autoridades", disse ele.

Depois, o síndico pediu orações pela família da vítima e, em seguida, comenta que a tragédia tinha sido motivada por "briga de casal" e que a polícia vai investigar.

De fato, a polícia enquadrou o caso como um feminicídio; ou seja, quando a mulher é assassinada por questão de gênero. O principal suspeito do crime é o namorado da vítima, que está sendo procurado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

De acordo com informações repassadas para os investigadores, as câmeras de segurança do prédio registraram que, no dia em que ocorreu a morte, a mulher teria entrado no condomínio com o namorado, por volta das 17h, e que ele teria ido embora sozinho no mesmo dia, por volta das 20h.

Em nota, o condomínio informou que as imagens das câmeras só serão repassadas para a polícia.

Um morador do edifício, que não será identificado, contou que as brigas do casal eram frequentes.

O corpo foi encontrado no mesmo dia em que a Lei Maria da Penha completa 16 anos. A legislação criou mecanismos para enfrentar e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Feminicídio em Pernambuco

O balanço do primeiro semestre de 2022 da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) mostra que, entre janeiro e junho deste ano, a polícia somou 39 feminicídios no Estado. A média é de uma morte a cada quatro ou cinco dias.

O número é 27,8% menor em relação ao primeiro semestre de 2021, quando 54 feminicídios foram contabilizados em Pernambuco. 

Também referente ao primeiro semestre deste ano, segundo SDS, 19.889 mulheres procuraram as delegacias de Pernambuco para prestar queixas de algum tipo de violência doméstica (como ameaça ou agressão, por exemplo). Isso significa que, em média, cinco boletins de ocorrência foram registrados por hora. São 109 pedidos de socorro diários. 

No mesmo período de 2021, a polícia somou 20.276 queixas de violência doméstica em Pernambuco. Houve queda de 1,91% nos registros neste ano. 

Comentários

Últimas notícias