A Polícia Civil de Pernambuco, informou, nesta segunda-feira (1º), que prendeu um grupo que estava furtando pneus de veículos e deixando os carros em cima de tijolos no Grande Recife.
De acordo com a polícia, uma prisão e duas apreensões de menores foram realizadas por meio da Delegacia de Roubos e Furtos/Depatri.
No último dia 21 de julho, uma dupla de criminosos furtou as rodas de um carro durante a madrugada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
Câmeras de segurança da rua captaram o momento em que eles desceram de um Fiat Mobi e retiraram as quatro rodas de um Chevrolet Onix preto que estava estacionado. A ação durou alguns minutos.
Como mostrou a coluna Ronda JC, a polícia voltou a receber com mais frequência denúncias de proprietários que tiveram as rodas dos veículos furtadas no Recife. Dezenas de boletins de ocorrência estão sendo investigados, principalmente nos bairros da Zona Sul da capital.
Prisões
Já no dia 29 de julho, a polícia teve conhecimento de que o grupo responsável por cometer esses furtos de pneus de veículos havia cometido mais um delito no bairro Setúbal, subtraindo as rodas de um veículo Ônix Sedan, de cor azul, que estava estacionado em frente a residência da proprietária.
Os policiais da equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DPRF), sob coordenação da delegada Stephanie Almeida, iniciaram diligências com a finalidade de identificar o grupo criminoso e tiveram informações de que os objetos subtraídos na ação criminosa estariam em uma residência localizada no bairro do Jordão. Lá, a equipe encontrou um dos envolvidos, menor de idade.
No local também foram encontrados:
- 01 um tanque de combustível de motocicleta honda, cor vermelha;
- 04 quatro macacos de veículos;
- 01 triângulo de sinalização;
- 05 chaves de roda;
- 04 pneus 195/55 r16 com rodas de liga-leve;
- 04 pneus 185/60 r15 com rodas de ferro e
- 04 calotas;
- 01 pneu 115/70 r16 com roda de ferro (estepe);
- 01 pneu 175/70 r14 com roda de ferro;
- 01 pneu 175/70 r13 com roda de ferro.
Ele foi conduzido à delegacia, na presença de sua mãe, onde confessou o delito e informou que praticou o ato infracional na madrugada do dia (29) com outro menor de idade e uma mulher.
Os menores de idade declararam ainda, que alguns delitos anteriores foram praticados em conjunto com a mulher. Ela seria a responsável por dirigir o veículo utilizado nas ações, enquanto os menores subtraíam os pneus e deixavam dos veículos apoiados em tijolos. Depois, esses pneus eram comercializados para diversas oficinas na cidade de Recife e Região Metropolitana.
De acordo com a delegada, a escolha dos veículos era aleatória. "Os furtos eram praticados de forma aleatória, eles saíam à noite no intuito de praticar o delito, a mulher dirigia o veículo e os dois menores desembarcavam e furtavam os pneus, no Recife e em toda a Região Metropolitana. O repasse também era aleatório para diversas oficinas", disse Stephanie Almeida.
A polícia ainda investiga quais eram os receptadores dos pneus e informou que a mulher não tinha antecedentes criminais.
A delegada alerta a população para não deixar o carro pernoitar fora da garagem, principalmente em locais sem câmeras de segurança.
Os envolvidos foram conduzidos à delegacia. A mulher foi autuada em flagrante delito pelo crime de associação criminosa majorada pela participação de criança ou adolescente e corrupção de menores. De acordo com a polícia, não há dúvidas do envolvimento dela na prática dos outros delitos, pois ela confessou a participação.
Os menos foram apreendidos pela prática de atos infracionais análogos ao crime de associação criminosa majorada pela participação de criança ou adolescente e crime de furto majorado pelo repouso noturno e qualificado pelo concurso de duas ou mais pessoas.