Os seis primeiros novos quiosques da orla do Pina e de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, foram entregues nesse sábado (30) após cinco meses de obras.
Segundo a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), os quiosques já devem começar a funcionar neste sábado (6).
Ainda faltam 54 equipamentos, que precisam ficar prontos até março do próximo ano, segundo prazo estabelecido pela Prefeitura do Recife, responsável pelas obras.
O serviço nos quiosques da praia de Boa Viagem foi iniciado em 11 de março deste ano após pelo menos três anos de cobrança pelos permissionários.
Isso porque os quiosques estavam em situação deplorável: desgastados pela ação do tempo, eram alvos constantes de arrombamentos, o que fez com que muitos ficassem abandonados.
Em reportagem do último mês, a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR) havia criticado o ritmo das obras, alegando que a entrega do primeiro lote tinha sido prometida para junho, mas não foi entregue.
Agora, a presidente da ABCR, Josy Miranda, comemora. “Pegaram a manha e agora a obra está mais rápida, está indo de vento em popa”, afirmou.
Pelas redes sociais, o prefeito João Campos (PSB) celebrou o feito. "Hoje a gente está entregando seis quiosques, além desses seis, já há mais 18 em obras. Já temos contratos para os 60 que vamos fazer nos próximos meses, 100% vai ser entregue. Tudo feito com muito diálogo, ouvindo e atendendo as necessidades dos permissionários", ressaltou.
As chaves dos quiosques de número 60, 59, 58, 56, 54 e 44 foram entregues aos permissionários, que, de acordo com Josy, já devem abri-los em breve. “Os que foram entregues têm essa semana para providenciar energia e água. No próximo sábado, já vão estar trabalhando.”
A requalificação dos equipamentos teve um investimento de R$ 10,2 milhões pelo município, após fracassar tentativa de patrocínio com a iniciativa privada, que tornaria a reforma gratuita para os cofres públicos.
Ao assumir as obras, o Gabinete de Projetos Especiais (GAPE), com o apoio da Secretaria de Políticas Urbanas e Licenciamento, dividiu os 60 quiosques em dez lotes; assim, cada etapa da revitalização dos equipamentos deveria entregar seis quiosques por vez.
A ABCR afirmou à reportagem que a Prefeitura prometeu entregar mais seis espaços em agosto, outros seis em setembro e assim sucessivamente. Atualmente, 18 estão em obras. O visual previsto para os 60 quiosques foi planejado pela ABCR, com assinatura do arquiteto Bruno Ferraz em parceria com o historiador e escritor Leonardo Dantas Silva e pelo xilogravurista Severino Borges, salvo algumas alterações, como na dimensão, na laje e nas esquadrias.
Os novos quiosques prometem unir cultura, modernidade e sustentabilidade. Nas paredes, haverá versos contando fatos marcantes da história recifense, que comemora 500 anos em 2037, desenhos com grafismo de Cordel e painel de azulejos portugueses com o desenho do antigo calçadão da orla.
O concreto será pigmentado na cor areia e o balcão será acessível para atendimento de cadeirantes.
Novos quiosques da orla do Pina e de Boa Viagem