Nesta quarta-feira, 7 de setembro, o Brasil comemora o Bicentenário da Independência. Em celebração, solenidades públicas voltam a ser realizadas no Recife, após a pandemia da covid-19.
Este ano, o evento acontece com a presença de 320 militares da Marinha do Brasil, 1.095 do Exército Brasileiro, 320 da Aeronáutica, além de 620 da Polícia Militar de Pernambuco.
Cerca de 180 agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco também participam.
Desfile de 7 de setembro no Recife
O tradicional desfile cívico será realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, de acordo com o Comando Militar do Nordeste.
O palanque das autoridades será instalado em frente ao Campus Recife da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e o evento terá início às 7h30, com a revista da tropa pelo Comandante Militar do Nordeste (CMNE), o General de Exército Richard Fernandez Nunes.
Às 8h30 inicia-se o desfile, aberto pelo Destacamento das Escolas e Entidades, que este ano reunirá 41 centros educacionais e organizações, de diferentes segmentos da sociedade.
O desfile das tropas tem início às 9h30, conduzido pelo Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro.
Encerrada a passagem dos grupamentos a pé, terá início o desfile motorizado, com 120 viaturas militares e 41 veículos civis; além de 45 conjuntos a cavalo, do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso.
TRÂNSITO NO RECIFE DURANTE DESFILE DE 7 DE SETEMBRO
Com a passagem dos militares em comemoração a Independência do Brasil, o trânsito no Recife sofrerá alterações.
A partir das 5h, a Avenida Mascarenhas de Moraes terá o trânsito bloqueado, no trecho entre o viaduto do Aeroporto do Recife e a Rua Arquiteto Fernando Almeida. A circulação de veículos será restabelecida nesse trecho a partir das 11h.
7 DE SETEMBRO: ATOS POLÍTICOS
Na quarta-feira (7), grupos políticos de direita e de esquerda se organizam para sair em manifestação pública no Recife.
O Grito dos Excluídos realiza o 28º desfile com o tema "Brasil: 200 anos de (in)dependência. Para quem?". A concentração do ato acontece 8h, no Parque Treze de Maio, área central do Recife, em frente à Faculdade de Direito.
O grupo Endireita Recife saíra com o ato "Pela nossa liberdade" na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul. A concentração está marcada para as 14h, na frente da Padaria Boa Viagem.