Tem início nesta sexta-feira (25) a programação da 118ª Festa do Morro, que se estende até 8 de dezembro de 2022 - feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira afetiva do Recife.
Neste final de semana, o santuário do Morro da Conceição, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte da cidade, receberá os fiéis às 19h30 para o Tríduo Pré-Festa.
O tema da Festa deste ano é "Com a Imaculada Conceição do Morro, caminhar juntos: em Comunhão, Participação e Missão". Já o lema é "juntos somos mais, inspirado no tema da sinodalidade, proferido pelo Papa Francisco".
Nesta sexta, haverá a Santa Missa e benção dos Amigos da Festa. No sábado, a Festa das comunidades das Paróquias do Morro da Conceição. Por fim, no domingo, a Santa Missa e louvor da Juventude Devota, todas às 19h30.
Ainda no domingo, os missionários redentoristas vão promover, pela primeira vez, a "Bike Romaria", um passeio ciclístico com a intenção de divulgar o evento religioso. O passeio ciclístico terá concentração às 15h na Praça do Carmo, em Olinda, e saída às 16h. Serão percorridos cerca de 11,5 quilômetros em direção à Praça do Morro da Conceição.
De acordo com os organizadores do evento, são esperados cerca de 200 participantes, que contarão com o apoio de grupos de pedais do Recife, além de agentes de trânsito dos dois municípios e serviços de saúde.
"Fazer esporte também é algo querido por Deus. Deus deseja a nossa saúde e o o nosso bem-estar. Então a nossa bike romaria pretende ser esta experiência de ligação do esporte com a fé, com o compromisso com Deus", afirmou o reitor do santuário do Morro da Conceição, padre Pedro Luis dos Santos.
O trajeto seguirá pela Avenida Sigismundo Gonçalves, Largo do Varadouro, Avenida Olinda Dom Helder Camara, Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Norte Miguel Arraes, Largo Dom Luiz, Rua Itacoatiara até as dependências do Santuário do Morro da Conceição.
Na chegada do circuito, que tem como previsão às 18h30, um momento de oração será conduzido pelos sacerdotes do santuário, com a aspersão de água benta sobre o público presente. Neste domingo (27), as Santas Missas serão realizadas às 7h, 9h, 12h, 17h e 19h30.
Abertura oficial da Festa do Morro 2022
A abertura oficial acontecerá na segunda-feira, 28 de novembro, com a volta da procissão da bandeira - após dois anos de suspensão por causa da emergência sanitária causada pela covid-19.
"Temos uma expectativa grande, porque por dois anos de pandemia não pudemos realizar a procissão com todo o seu esplendor. Agora a gente volta com todo gás, com toda força e esperando um público significativo nesta procissão de abertura. A gente convida você irmão e irmã a participar com a gente deste momento", convidou o pároco.
O Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte do Recife, irá acolher os devotos que irão seguir pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Rua Itacoatiara até o Santuário. A concentração tem início às 17h, com saída prevista às 18h.
A Solene Celebração de Abertura da Festa irá contar com a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio, às 19h30.
O Coral do Movimento Pró-Criança inicia a programação cultural da Festa 2022, com apresentação dentro do Santuário, às 21h. No palco externo montado em frente a Torre serão realizadas apresentações artísticas no mesmo horário.
A partir da terça-feira, 29 de novembro, até 8 dezembro, vão ser celebradas cinco Santas Missas: às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, além do momento mariano, com oração do Santo Terço e ladainha de Nossa Senhora, às 18h; e a Novena Solene, às 19h30.
No dia dedicado a Imaculada Conceição, 8 de dezembro, a procissão de encerramento com a imagem da Santa terá concentração a partir das 15h, com saída às 16h, da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, em direção a Praça do Morro da Conceição, local onde será realizada a Solene Celebração de Encerramento do festejo.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, será o presidente da cerimônia, com previsão às 19h30.
Ainda, serão celebradas as tradicionais Santas Missas de hora em hora no palco montado na praça em frente à torre da Igreja, com início à 0h.
As demais celebrações serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 12h, 14h e 16h. Dentro do Santuário, a primeira Santa Missa vai ser celebrada à 1h, e as demais às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.
Neste ano,a Festa do Morro se tornará um Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O título será dado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) no Santuário do Morro da Conceição, às 9h de 1º de dezembro, com a participação de membros do conselho de preservação da instituição e religiosos.
Organização da Festa do Morro 2022
Segundo a Paróquia, cerca de 850 voluntários, em sua maioria pessoas pertencentes a movimentos religiosos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife, estão sendo capacitados para melhor acolher as pessoas que virão ao Santuário durante os 11 dias de festividades.
A Festa também conta com apoio das corporações, companhias, secretarias, autarquias e dos órgãos das esferas municipal e estadual que auxiliam na execução das atividades antes, durante e após o evento.
Na segurança e prevenção de acidentes, o auxílio ocorre através das Polícias Civil (PC) e Militar (PMPE), Bombeiros Militares (CBMPE) e Civis, além da Guarda Municipal do Recife (GMR) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). No apoio estrutural, temos a Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR).
A organização do comércio fica a cargo da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) e o atendimento médico, através da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Também participam da execução dos serviços a Vigilância Sanitária do Recife (VISA), a Secretaria de Meio Ambiente, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Programação completa da Festa do Morro
Tríduo Pré-Festa
- 25 de novembro - Santa Missa e benção dos Amigos da Festa
- 26 de novembro - Festa das comunidades das Paróquias do Morro da Conceição
- 27 de novembro - Santa Missa e louvor da Juventude Devota
Dia 28/11 – Procissão da abertura - Bandeira da festa
- Concentração - 17h - Parque Urbano da Macaxeira
- Saída - 18h - Parque Urbano da Macaxeira/ Avenida Norte Miguel Arraes /Largo Dom Luiz/ Rua Itacoatiara / Praça do Morro da Conceição
- Chegada - 19h30 - Solene Celebração de Abertura da 118ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro
Dias 29 de novembro a 7 de dezembro
- Santas Missas 7h, 9h, 11h, 14h e 16h
- Momento Mariano 18h
- Novena Solene 19h30
Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição)
- Santa Missa fora do Santuário (Praça do Morro): 0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h / 16h
- Santa Missa dentro do Santuário: 1h/ 3h/ 5h/ 7h/ 9h/ 11h/ 13h/ 15h
Dia 8/12 – Procissão de encerramento – Imagem da Santa
- Concentração - 15h - estacionamento da Prefeitura do Recife
- Saída - 16h - estacionamento da Prefeitura do Recife / Ponte do Limoeiro/ Avenida Norte Miguel Arraes /Estrada do Morro da Conceição / Praça da Conceição
- Chegada -19h30 - Solene Celebração de Encerramento da 118ª Festa de Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro
Programação Cultural
- 28/11 - Segunda-Feira - Petrúcio Amorim e Pecinho Amorim
- 29/11 - Terça-Feira - Forró Chicote
- 30/11 - Quarta-Feira - Banda do Cervac
- 1/12 - Quinta-Feira - Irah Caldeira
- 2/12 - Sexta-Feira - Projeto Cultural do Morro - Banda Mandacaru E Banda Mingau De Cachorro
- 3/12 - Sábado - Banda Sedutora Retrô Brunessa
- 4/12 - Domingo - Banda Zuadões do Forró
- 5/12 - Segunda-Feira - Luizinho de Serra
- 6/12 - Terça-Feira - Dudu do Acordeon
- 7/12 - Quarta-Feira - Padre João Carlos
- 8/12 - Quinta-Feira - Padre Damião Silva
História da Festa
A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854. No dia 08 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto. A partir desse dia, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.