A primeira edição do Viva Guararapes de 2023, realizada neste domingo (5), foi totalmente dedicada à folia de Momo. A programação gratuita ofereceu serviços como a confecção de máscaras e adereços de Carnaval e aulão de frevo, orquestras e shows no ritmo do Carnaval, entre outras ações.
"Aqui temos lazer para as crianças, brincadeiras, opções educativas, temos a presença da Secretaria de Inovação Urbana, temos Agricultura Urbana, apresentações culturais, praça de alimentação, muita coisa. Tudo o que a gente gosta na cidade, pode ser visto aqui na Avenida Guararapes, tudo de graça e com acesso a todos e todas no Recife", afirmou o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
O Viva Guararapes é uma iniciativa do Programa Recentro, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Gabinete do Centro do Recife. Ana Paula Vilaça, chefe do gabinete, afirmou que a ideia é levar diversão para toda a família.
"São diversos serviços que são ofertados para a população e para a família inteira, de forma gratuita, durante todo o domingo. São serviços na área de saúde, agroecologia, feirinhas, polo gastronômico e muitas atrações culturais - samba e Carnaval", detalhou Vilaça.
Na edição de hoje, a novidade foi o Polo Carnavalesco, que contou com apresentações de passistas de frevo, Cabine Fotográfica Carnavalesca e outras iniciativas. O Polo Cultural e Artístico, por sua vez, teve atrações como o Afoxé Oyá Alaxé, Boi Treloso, Bloco Turma do Saberé, Bloco Pierrot de São José, Cibely do Cavaco e o compositor Getúlio Cavalcanti.
"Esta edição do Viva Guararapes inflama e instiga para a vontade que estamos de viver o Carnaval. Esperamos que todos curtam e vivenciem o evento que preparamos com cuidado e carinho para a população", disse Cacau de Paula, secretária de Turismo e Lazer do Recife.
Também estiveram disponíveis espaços para esportes, para a adoção de animais, além do Polo Sebo, onde houve a Feirinha do Vinil, Feirinha do Sebo e DJ Indigo. No Polo Infantil houve recreação, brinquedos infláveis, pula-pula, cama-elástica, oficinas de máscaras e pintura e atividades lúdicas infantis realizadas pela Casa das Asas.
No local, a população também aproveitou o Polo Gastronômico que tinha diversas opções de lanches, além de cervejarias artesanais. No Polo Economia Criativa a Feira Bora Bora Arte de Fazer apresentou várias opções de produtos, entre os quais, acessórios e adereços para os foliões.