A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã desta sexta-feira (24), um aviso meteorológico de 'estado de atenção' para chuvas no arquipélago de Fernando de Noronha.
O alerta, válido até este sábado (25), prevê precipitação com intensidade de moderada a forte no balneário e em áreas circunvizinhas.
O aviso meteorológico representa uma análise de risco, baseado em probabilidades de ocorrência. Ele só é emitido apenas quando as ferramentas de monitoramento indicam que uma condição atípica e significativa tem chance de ocorrer.
Mesmo quando a probabilidade não é alta, mas se o evento apresenta potencial severo, um aviso poderá ser emitido devido ao risco desta intensidade causar transtornos.
A Apac explicou que o tempo nublado e as pancadas de chuvas desta sexta (25) em Noronha são causadas pelo fenômeno chamado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
A ZCIT é uma estreita faixa de nuvens onde se encontram os ventos alísios dos dois hemisférios, que influi diretamente nas chuvas do norte da Região Nordeste.
O QUE É PREVISÃO DO TEMPO?
A previsão do tempo indica as condições meteorológicas de curto prazo (até 2 dias) para cada área específica, representa a estimativa futura de muitas variáveis meteorológicas, sendo as principais:
- Nebulosidades (claro, parcialmente nublado, encoberto)
- Temperaturas máximas e mínimas por área;
- Umidade relativa do ar
- Ventos (direção, intensidade)
- Forma da Precipitação (isolada ou distribuída, rápida ou contínua, fraca-moderada-forte ou sem chuva).
É importante ressaltar que a previsão divulgada é uma condição mais geral daquela área, observando a situação predominante. Somente são apontados eventos localizados ou passageiros quando estes se destacam no padrão de tempo daquele período específico.
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE A PREVISÃO E O AVISO?
Enquanto a previsão apresenta as variações na condição do tempo de determinada área para cada período do dia.
O aviso meteorológico é um indicativo de risco, considerando a probabilidade que o sistema desenvolva e possa atingir seu maior potencial.
COMO É FEITO O MONITORAMENTO METEOROLÓGICO?
Através de um conjunto de ferramentas em tempo real, e produtos de estimativa da situação atmosférica em cada momento. Sendo utilizados principalmente:
- Produtos de imagens de satélites com tratamentos específicos;
- Produtos de radar meteorológico com melhor resolução de curto prazo;
- Produtos de modelos atmosféricos globais e regionais com estimativa de instabilidades, água precipitável, campos dos ventos em vários níveis, etc;
- Medições em tempo real das plataformas de coleta de dados (PCDs).