Iniciada no fim de 2021 e com prazo de entrega prorrogado para maio de 2023, a revitalização do Parque das Esculturas sofrerá mais um adiamento e deve ser concluído no final do segundo semestre deste ano. De acordo com a Prefeitura do Recife (PCR), entre os motivos do atraso está a criação de um local que servirá como abrigo para a equipe que ficará responsável pela segurança do espaço.
Além disso, as peças de bronze - parte foram furtadas e outras danificadas - estão em fase "avançada" de restauração e recuperação, segundo a gestão municipal.
Em nota, a PCR informou que as mudanças de acesso ao local foram iniciadas através da na iluminação do molhe. A Prefeitura informou ainda que está em tratativas para iniciar, até julho deste ano, as obras de reparo no calçamento e acessibilidade do local.
"Em tratativas com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), foi preciso realizar algumas adequações para a melhor avaliação das intervenções", finalizou a PCR.
RELEMBRE O CASO:
Inaugurado nos anos 2000 para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil, o museu a céu aberto reúne mais de cem esculturas assinadas por Francisco Brennand. Em 2021, o Parque teve 64 obras furtadas e que passaram a ser refeitas em dezembro do mesmo ano, com previsão para conclusão em 12 meses.
A reforma se divide em duas etapas: a primeira é o restauro e reprodução das peças em bronze que, inicialmente, tinham previsão de serem concluídas até dezembro de 2022. Na época, 70% delas foram concluídas, segundo a Prefeitura. Já a segunda fase, constitui a revitalização do espaço.
Ao todo, oito peças em cerâmica passaram por obra de restauro ali mesmo no parque e as outras 79, em bronze, serão reproduzidas a partir dos moldes originais. Ovos, pelicanos, serpentes, totens são algumas das figuras que fazem parte do conjunto da obra, parte de um dos pontos turísticos mais importantes da capital pernambucana.
O restauro e reprodução das peças são realizadas por Jobson Figueiredo, artista plástico contratado pela Prefeitura do Recife. A PCR informou que R$ 5.5 milhões serão investidos nas obras de revitalização do espaço.