A Prefeitura do Recife inaugura, nesta quarta-feira (21), a terceira etapa do Parque das Graças, na Zona Norte do Recife. De acordo com a gestão municipal, o novo trecho compreende 210 metros entre as ruas Dom Sebastião Leme e Doutor Oswaldo Salsa, à beira do Rio Capibaribe.
A nova área também contará com mirante, espaço de convivência, além do parcão, voltado para os animais.
Ainda segundo a prefeitura, nesta quarta-feira (21), o local contará com um arraial, realizado no horário das 17h às 20h.
Já na quinta-feira (22), a atração junina ocorre das 17h às 21h. Na sexta-feira (23), véspera de São João e no sábado (24), as atrações se apresentam entre 15h30 e 21h.
Histórico do Parque
Localizado às margens do Rio Capibaribe, no bairro das Graças, entre as pontes da Torre e da Capunga, o Parque das Graças teve a sua construção iniciada no dia 12 de março de 2021. A obra foi dividida em quatro etapas com seis trechos, e estava prevista para ser finalizada em março deste ano.
Entregue no final de 2021, a primeira parte do Parque das Graças conta com playgrounds, áreas para piquenique, tirolesa, bancos e paisagismo. A etapa concluída começa na altura da Rua Amélia e segue até a Rua Manoel de Almeida, com uma via de baixa velocidade compartilhada entre pedestres, ciclistas e veículo.
Já a segunda etapa da obra foi finalizada em dezembro de 2022, referente ao trecho de 150 metros entre as ruas Dom Sebastião Leme e Manoel de Almeida, e teve o custo de R$ 60 milhões.
A segunda parte do Parque tem uma área superior ao Jardim do Baobá e inclui mirante, espaços de convivência, passarela, nova iluminação, via compartilhada, mobiliário urbano, paisagismo e trabalhos de drenagem.
O projeto do novo parque foi desenvolvido pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), que é responsável pela execução das obras.