O deslizamento de uma barreira atingiu uma casa localizada na Rua Engenheiro Caldas no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, na manhã desta sexta-feira (30).
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 7h e enviou duas viaturas ao local. Ainda segundo a corporação, a área foi isolada para que a Defesa Civil avaliasse o local.
O órgão comunicou que a moradora da casa foi orientada sobre os riscos de permanecer no imóvel. Não houve vítimas.
A Defesa Civil do Recife afirmou que uma equipe está no local para prestar atendimento aos moradores.
O órgão verificou ainda o tombamento de árvore por cima da fiação, sem atingir imóveis, e informou que a demanda para poda ou erradicação da árvore foi encaminhada para a Emlurb, que está com a equipe a caminho.
O Recife entrou em estado de alerta às 7h45 da manhã desta sexta-feira (30). De acordo com a Prefeitura do Recife, a rotina da cidade foi impactada por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas 24 horas.
A gestão municipal pede que, para evitar novas ocorrências, os moradores evitem deslocamentos e, se estiverem em local onde há risco de deslizamento, inundação ou desabamento, procure o abrigo mais próximo para o acolhimento.
De acordo com o O Centro de Operações do Recife (COP), foram abertos 10 abrigos municipais. A relação completa e atualizada dos abrigos ativados, com endereços e localização no mapa, pode ser acessada no site da Ação Inverno (https://acaoinverno.recife.pe.gov.br/).
A Prefeitura do Recife informou que, em 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 82,9 mm na estação pluviométrica do Alto do Mandu, concentradas nas últimas 6h, quando o total foi de 44,81 mm. O acumulado em 96h já está em 205mm, ou 60% da média histórica do mês de junho, que é de 344,5mm. A maré estará no ponto mais alto às 13h28.
O COP registrou oito chamados para a Defesa Civil desde a meia noite, nenhum deles com gravidade. Houve apenas um chamado para a Emlurb, referentes a quedas de árvores.
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade