A prefeitura de Olinda comunicou, nesta terça-feira (4), que foi habilitada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no edital 006/2023, voltado para projetos destinados a fortalecer a atuação das guardas municipais em cidades turísticas e locais com alto fluxo de visitantes. O Sítio Histórico de Olinda foi citado como exemplo.
De acordo com a gestão municipal de Olinda, a proposta tem como objetivo conseguir fundos para investimentos em infraestrutura e equipamentos, com a aquisição de veículos, armamento não letal e tecnologias como, por exemplo, drones.
Ainda segundo a Prefeitura de Olinda, na primeira etapa do edital foi realizada uma avaliação para verificar a conformidade das propostas com os requisitos de elegibilidade das instituições.
Segundo a gestão, novas etapas de análise serão realizadas para as propostas pré-selecionadas com o objetivo de que aconteça a disponibilização dos recursos, proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
A prefeitura afirmou ainda que também foi selecionada na primeira fase da Patrulha Escolar, que destinará recursos para a aquisição de viaturas, equipamentos pedagógicos, além de equipamentos voltados para proteção individual.
A Prefeitura de Olinda entregou uma proposta de convênio à Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIAtur), da Polícia Militar, para reforçar policiamento no Sítio Histórico de Olinda.
A gestão municipal informou que assumirá o compromisso de custear o pagamento de policiais militares no Programa de Jornada Extra no Sítio Histórico da cidade. A medida foi assinada durante reunião com o prefeito Professor Lupércio, na noite da segunda-feira (19).
No fim de 2022, uma onda de assaltos tomou o Sítio Histórico de Olinda. De acordo com a Polícia Civil, na época, em trinta dias, a Polícia Civil concluiu e remeteu ao Ministério Público de Pernambuco três inquéritos policiais sobre crimes patrimoniais no Sítio Histórico. Outros casos registrados na Delegacia do Varadouro seguem em apuração.