O acervo do Arquivo Público Jordão Emerenciano (Ajepe), conhecido como Arquivo Público de Pernambuco, passará a ser digitalizado e disponibilizado para consulta digital. A ação acontecerá por meio de um acordo de cooperação entre a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e o Ajepe. O anúncio foi feito pelo Governo de Pernambuco, nesta sexta-feira (14).
No início do mês de junho, a Cepe e o Arquivo tiveram a vinculação administrativa transferida para a Secretaria de Comunicação, que incorporou o Arquivo Público à Companhia.
Por meio de resolução publicada no Diario Oficial do Estado desta sexta-feira, a Secretaria de Comunicação autorizou o início da transição do acervo do Ajepe, localizado em prédio tombado no bairro de Santo Antônio, para as dependências da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que fica no bairro de Santo Amaro.
O executivo estadual informou que os documentos já estão sendo catalogados e separados para serem transferidos. A Cepe ficará responsável pela gestão, guarda e digitalização dos documentos.
Atualmente, a consulta presencial aos documentos resguardados pelo Arquivo Público precisa ser agendada. As visitas que acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no prédio em Santo Antônio, permanecem sendo realizadas no local.
"A hemeroteca do Ajepe está entre as maiores da América Latina. Aqui temos jornais produzidos em Pernambuco, em todos os estados do Brasil e até de outros países. Estamos catalogando e separando jornais do século 19, que ainda não foram digitalizados e serão enviados à Cepe. A digitalização desse material é muito importante porque a consulta física ao material pode provocar danos e até perda de fragmentos que ajudam a contar parte da nossa história", afirma o historiador e servidor do Ajepe desde 2013, Roberto Moura.
Após o período de transição e digitalização, os arquivos poderão ser consultados nas plataformas digitais do Governo, do Ajepe e da Cepe.
Entre os documentos do acervo estão arquivos raros como a primeira edição do jornal Aurora Pernambucana, primeiro periódico publicado no estado e o terceiro lançado em todo o país, datado de 1821; a edição do Jornal JP, de 1907, primeiro a trazer escrita em um impresso a palavra "frevo"; além de escritos de Ordens Régias (1534-1835).
Arquivo Público de Pernambuco sofre com problemas estruturais; parte do teto desabou
Em junho, o Jornal do Commercio denunciou a situação de abandono do Arquivo Público de Pernambuco. Entre os problemas estruturais constatados no local estão infiltrações, falta de energia, mofo, fiação exposta e locais onde parte do teto desabou.
Os problemas ainda se expandem. Parte dos arquivos estavam fora das caixas e estão mantidos sem a climatização adequada. O descaso com o local, inclusive, foi motivo de uma visita da Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nos prédios do Arquivo Público de Pernambuco, localizados na área central do Recife.