Milhares de pessoas visitarão os principais cemitérios de Pernambuco, nesta quinta-feira (2), no Dia de Finados, para prestar homenagens e relembrar a memória de familiares e entes queridos que já faleceram. Na capital pernambucana, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está realizando uma série de serviços nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea), com o intuito de proporcionar mais conforto ao público.
A expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas circulem pelos locais durante a data. E, além do trabalho de conservação, que foi intensificado nesta semana, o órgão já está preparando uma programação para atender aos visitantes.
Os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores e Casa Amarela contarão com celebrações religiosas durante todo o dia. No primeiro, acontecerão às 7h (missa), 8h30 (recitação do santo), às 10h (celebração da missa), às 12h (missa), às 14h30 (recitação do terço) e às 16h. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Recife e Olinda, Dom Limacedo Antônio da Silva, irá celebrar, no dia 2, a missa das 10h em Santo Amaro. A missa das 16h no Parque das Flores será celebrada pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Para o feriado, a Emlurb montou um esquema especial de limpeza, que terá início às 6h, com expectativa de término às 22h. Ao todo, serão 230 homens trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno. Ficam também à disposição dos visitantes, na administração dos Cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.
Confira a programação religiosa do Dia de Finados:
Santo Amaro
Missas: 7h | 8h30 (terço) | 10h | 12h | 14h30 (terço)| 16h
Parque das Flores
Missas: 7h | 9h | 11h | 14h | 16h (com Dom Fernando Saburido)
Várzea
Missa: 10h
Casa Amarela
Missas: 7h | 10h | 16h
Morada da Paz
O Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, também está se preparando para receber os visitantes durante o Dia de Finados. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas passem pelo cemitério privado ao longo do dia.
Para celebrar a data, o Morada da Paz realizará uma programação religiosa especial para o público visitante, no Espaço Ecumênico, que vai das 9h às 16h. As celebrações terão início às 9h, com uma missa, depois um culto, às 11h. Durante à tarde, haverá uma palestra espírita, às 14h, e uma segunda missa a partir das 16h. Haverá a distribuição de balões para o público homenagear os entes queridos, como também a presença de alguns músicos entoando canções, para acalentar os visitantes.
Já para quem deseja fazer as homenagens direto do conforto de casa, é só acessar o Morada da Memória (www.moradadamemoria.com.br), plataforma on-line destinada às lembranças e homenagens, e visitar o perfil do ente querido. Na página é possível escrever textos, compartilhar fotos e vídeos, além de acender uma vela virtual.