A Secretaria da Mulher inaugurou um calendário de atividades para o mês de março, com foco na luta pelos direitos e segurança das mulheres. Nesta sexta-feira (8), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, contará uma manhã de prestação de serviços gratuitos para as pernambucanas.
"Nós entendemos que temos que buscar fortalecer a rede de proteção às mulheres, no enfrentamento a violência de gênero, e temos também que tratar de outros pontos que são críticos como a autonomia econômica financeira, por exemplo. Por isso que vamos oferecer qualificação, temos parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional, nós tratamos diretamente com a Secretaria de Educação quando nós queremos compartilhar formações acerca não só de violência, mas outras pautas que também são importantes para as mulheres", explicou a secretária estadual da Mulher, Mariana Melo, durante visita à redação do Jornal do Commercio.
Entre as atividades disponíveis estão a emissão de segunda via de documentos, atividades físicas, aula de dança e a aplicação da vacina da covid-19.
Para as mulheres empreendedoras, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional (SEDEPE) estará presente com orientação profissional e explicações para a regularização do MEI. "Se a gente analisar os dados, sabemos que só na região Nordeste, as mulheres são 10% mais qualificadas, mas ocupam menos de 53% dos cargos de liderança. E se formos olhar para a renda, ganhamos 12% a menos que os homens. Precisamos que a sociedade aja para que essa cultura machista mude e, enquanto Secretaria da Mulher, trabalhamos com a transversalidade junto as outras secretarias buscando as oportunidades", destacou Mariana Melo.
A Agência de Empreendedorismo (AGE) também confirmou presença com o Bora Empreender Mulher, espaço onde as mulheres poderão tirar dúvidas e se inscrever para participar do programa do Governo do Estado que disponibiliza linha de crédito para as mulheres. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) realizará o plantio de mudas. Atendimento jurídico com orientações da Defensória Pública de Pernambuco.
Suape contará com barracas e mulheres do projeto Tô na Feira, onde elas disponibilizarão seus produtos orgânicos para venda. Também participarão do evento artesãs que fazem parte da rede de contatos da SecMulher através da Gerência de Articulação e Interiorização das Ações de Gênero (GERAI). Elas comercializarão artigos para bebê, arte em renascença, em cerâmica, bonecas de pano, luminárias, sabonete artesanal, acessórios e biojoias, arte em madeira e roupas customizadas.
OUTRAS AÇÕES
A Campanha de Enfrentamento da secretaria também faz parte da programação, com divulgação dos serviços da pasta e falas sobre direitos das mulheres. Também nesta sexta-feira, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) contará com um estande da pasta, das 9h às 13h, onde estarão disponíveis serviços de atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. No local, quem quiser poderá tirar dúvidas, realizar denúncias e conhecer a rede de apoio da secretaria estadual.
No dia 18 de março, a Secretaria da Mulher, através da Gerência de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres, realizará uma formação explicando o "Passo a passo para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM)". A iniciativa será transmitida online, a partir das 14h, e faz parte da política de empoderamento das mulheres, municipalização e interiorização das ações de gênero da pasta.