O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito João Campos (PSB) e o Ministro das Cidades, Jader Filho, assinaram, nesta sexta-feira (5), a ordem de serviço para dar início a 18 obras de contenção em encostas do Recife. O investimento, de R$ 40 milhões, advém de um convênio entre a gestão municipal e o governo federal, por meio do Ministério das Cidades.
As obras devem começar no mês de abril e contemplam Dois Unidos, Água Fria, Jordão, Ibura, Cohab, Bomba do Hemetério, Várzea, Guarabira, Brejo da Guarabira, Alto José Bonifácio, Nova Descoberta, Vasco da Gama, Barro e Milagres. A previsão é que 573 famílias, com cerca de 3 mil pessoas, sejam beneficiadas.
Lula reforçou a importância da realização de pequenas obras de mitigação e prevenção por parte das prefeituras. “Normalmente as pessoas gostam de trabalhar com obras que dão bastante visual. Mas cuidar de uma encosta para não deixar desbarrancar é uma coisa extraordinária porque salva vidas. Se a gente conseguir projetar e antecipar, não esperar a chuva e a desgraça tomar conta, vamos evitar que muita gente morra e perca seus pertences”, disse.
Já o ministro Jader chamou atenção para a importância do serviço diante das mudanças climáticas. “Esse dia é um marco na prevenção, resiliência e adaptação das nossas cidades. Marco de como se deve tratar a política pública de prevenção a desastres, uma coisa que tem ceifado tantas vidas e, quando não, destruído histórias e tudo aquilo que as pessoas construíram”, pontuou.
Uma das beneficiadas pelas obras será a autônoma Ana Paula Macedo, representante de moradores dos Milagres. Onde ela mora, 14 pessoas foram vítimas de um deslizamento de barreira em 30 de maio de 2022, período de um dos piores desastres naturais em números de mortes de Pernambuco.
"A gente é muito grato por tudo que está acontecendo. Hoje a tranquilidade de que as pessoas vão poder dormir sossegadas, sem escutar os gritos que escutaram no dia 30 de maio. Para a gente é um alívio muito grande", disse Ana.
MAIS RECURSOS
Durante o discurso, o prefeito do Recife também anunciou que mais R$ 12 milhões serão liberados pelo Ministério nos próximos dias, também destinados à prevenção em áreas de risco. “Essas famílias estarão protegidas para o período de chuva. A gente está falando de mais de 18 localidades na cidade, bairros de periferia, mais de 3 mil pessoas diretamente beneficiadas”, pontuou João Campos.
O evento aconteceu em um hotel na Zona Sul da cidade. Além de Jader, outros seis ministros do governo federal participaram do governo.