Estrutura provisória será montada para missa em memória das vítimas do desabamento no Morro da Conceição"

Segundo a PCR, das 28 pessoas que ficaram feridas, 24 já receberam alta médica e cinco delas já procuraram o serviço de atendimento psicológico

Publicado em 31/08/2024 às 11:04 | Atualizado em 31/08/2024 às 11:26

Uma estrutura provisória será montada, neste sábado (31), no Morro da Conceição, para a celebração da missa em memória das vítimas do desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Ao todo, 28 pessoas ficaram feridas e duas morreram no local, segundo dados atualizados pela Prefeitura do Recife.

A celebração, que ocorrerá às 18h, será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Emerson Borges CSSR. O prefeito do Recife, João Campos, afirmou que as equipes do Executivo municipal já estão trabalhando para montar o espaço onde será realizada a missa.

"De forma imediata, a nossa equipe já vai começar a retirada dos alambrados da quadra, também fruto de uma construção da Prefeitura do Recife com a Igreja, para erguer uma estrutura provisória para a celebração da missa aqui na quadra. A Prefeitura vai colocar coberta, iluminação e sim, para que a partir de hoje (sábado), às 18h, possa ser realizada a primeira celebração com dom Paulo Jackson", afirmou Campos.

O gestor também explicou como será feita a remoção da estrutura que cedeu. "Hoje começamos o trabalho de demolição daquilo que sobrou. Temos uma equipe especializada sendo liderada pela Secretaria de Infraestrutura, uma empresa responsável e especialista em demolição que vai fazer todo o serviço. A Polícia Científica já liberou a área para que a Defesa Civil possa entrar no local", declarou João Campos.

"Vamos fazer uma cama de brita para poder forrar o material e subir com uma retroescavadeira hidráulica, para poder entrar e cortar a estrutura metálica. A princípio, vamos tentar preservar a lateral que sofreu um dano menor. Vamos fazer toda essa limpeza", completou o prefeito.

As equipes operacionais da Defesa Civil iniciaram o processo de avalição da estrutura preservada do santuário para definir a melhor abordagem para a remoção dos destroços. O objetivo é elaborar procedimentos técnicos que permitam a retirada dos materiais com o menor impacto possível sobre o que restou da estrutura. Este trabalho se estenderá pelos próximos dias.

"Será feito um acesso lateral para permitir a entrada das máquinas e profissionais. Por ser um serviço que precisa ser feito com muito cuidado, o prazo de conclusão fica em torno de 30 dias", afirma o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.

 

Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife iniciou a montagem de uma estrutura temporária para permitir a continuidade das atividades do Santuário de Nossa Senhora da Conceição - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Boletim sobre o estado de saúde das vítimas 

A tragédia ocorreu durante a distribuição mensal de cestas básicas no local. Duas pessoas morreram no local: Maria da Conceição França Pinto, de 68 anos, e Antônio José dos Santos, de 54 anos.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informou, que das 25 pessoas atendidas nas unidades estaduais de saúde após o desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, 18 já receberam alta, 2 evadiram-se das unidades e 5 permanecem recebendo assistência nos hospitais Getúlio Vargas, Santo Amaro e Memorial Jaboatão.

No Hospital Getúlio Vargas, 4 pacientes deram entrada na noite de ontem, dois receberam alta hoje (31) e os outros dois estão em observação. Um homem e uma mulher, de 80 e 43 anos, respectivamente, passaram por avaliação do cirurgião, acompanhamento ambulatorial das fraturas e permanecem com quadros de saúde considerados estáveis.

No Memorial Jaboatão, a paciente mulher, 49 anos, encontra-se em observação. Está consciente, orientada e estável. No Hospital da Restauração, onze pessoas, com idades entre 4 e 76 anos, foram atendidas. Nove pacientes receberam alta entre a tarde de ontem e a manhã deste sábado. Outras duas mulheres, de 51 e 66 anos, foram transferidas para o Hospital Santo Amaro. As informações são referentes a última atualização feita até as 10h30. 

Os profissionais estão de plantão na Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, ao lado do Santuário, para acolher as pessoas e iniciar os acompanhamentos.

Tags

Autor