O líder do governo no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), realizou o teste do coronavírus na manhã desta sexta-feira (13). Para fazer o teste, uma equipe médica do Hospital Português foi até à residência do senador para coletar amostras. O resultado deve sair até sábado (14), de acordo com o Blog de Jamildo.
Ele participou de dois encontros com integrantes do Governo Federal na quarta-feira (11) no Palácio do Planalto. Nesta quinta-feira (12), ele esteve com os ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e da Economia, Paulo Guedes, além dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).
>> Presidente Jair Bolsonaro testa negativo para coronavírus
>> Número de mortes da pandemia de coronavírus supera cinco mil no mundo
>> Casa Civil reúne ministérios para discutir combate ao novo coronavírus
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve presente nas reuniões. Ele fez teste para o coronavírus e divulgou nesta sexta-feira (13) que o exame deu negativo para a doença.
O teste foi feito após o secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, ter tido diagnosticado com coronavírus. Ele participou da comitiva presidencial para os Estados Unidos, e chegou a ter contato com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95. Confira o mapa de casos