O ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Sergio Moro, autorizou nesta segunda-feira (30) a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no apoio ao Ministério da Saúde nas ações de combate ao novo coronavírus. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, vale até o dia 28 de maio, pode ser prorrogada e ficará a cargo do Ministério da Justiça em acordo com os estados ou municípios.
Uso da Força Nacional já foi concedido por Moro em ocasiões como nos ataques a ônibus e prédios públicos no Ceará, no combate às queimadas na Amazônia e em terra indígena do Maranhão após caciques serem assassinados, todas em 2019.
Listen to #035 - Coronavírus e a fase da quarentena byRádio Jornal on hearthis.at
Apesar de não estar sendo muito visto nas últimas entrevistas coletivas do Governo, o ministro Sergio Moro (Justiça) acabou se unindo, nos bastidores, junto com Paulo Guedes (Economia) no apoio ao colega Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e na defesa da manutenção das medidas de distanciamento socil e isolamento total da população no combate à crise do coronavírus.
Segundo a Folha de S.Paulo, o trio formou uma espécie de bloco antagônico, com o apoio de setores militares, criando um movimento contrário ao comportamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contra o confinamento das pessoas, incluindo o fechamento do comércio.
Desta forma, o isolamento político do chefe da República aumenta diante do apoio que Mandetta já vem tendo da cúpula do Legislativo e do Judiciário. Como exemplo temos o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, que destacou, nesta segunda-feira (30), a necessidade do isolamento social.
» Planalto tira Ministério da Saúde da linha de frente e anúncio sobre coronavírus tem novo formato
Nos últimos dias, Moro teria deixado claro a pessoas próximas e a colegas da Esplanada a sua insatisfação com as atitudes recentes de Bolsonaro, como o passeio a pontos de comércio de Brasília no domingo (29).
A posição do ex-juiz da Lava Jato sobre a pandemia se tornou pública por meio de publicações em suas redes sociais. Moro disse estar em "auto isolamento" no último fim de semana.
Mora não segue estritamente a cartilha do presidente sobre a pandemia. Ele tem defendido, além do isolamento, saídas técnicas para enfrentá-la. Em uma reunião, por exemplo, o ministro disse que a Presidência não pode ser tratada como um "patrimônio pessoal".
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.