OPINIAO

Pesquisas mostram que prestígio de Mandetta sobe em flecha, bem ao contrário do presidente Bolsonaro

Opositores de Bolsonaro sonham com briga, mas não há crise na relação de Bolsonaro. Mandetta apenas está adorando tudo isso

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 31/03/2020 às 8:02 | Atualizado em 31/03/2020 às 8:07
REPRODUÇÃO/TV BRASIL
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta - FOTO: REPRODUÇÃO/TV BRASIL

A crise do coronavírus acabou por revelar, por seu protagonismo, a nova liderança política nacional do ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), cujo nome já supera outros bolsonaristas, como o ministro Sérgio Moro (Justiça), na citação de candidaturas presidenciais preferidas. Pesquisas encaminhadas ao Planalto mostram que o prestígio de Mandetta sobe em flecha, bem ao contrário do presidente Jair Bolsonaro, desgastado pelas afirmações que desdenham da pandemia que assombra o mundo. Opositores de Bolsonaro sonham com briga, mas não há crise na relação de Bolsonaro. Mandetta apenas está adorando tudo isso.

Melhor nas pesquisas

Pesquisa Datafolha, divulgada no dia 23 deste mês, mostra que 55% dos brasileiros aprovam Mandetta, contra 35% conferidos a Bolsonaro. Esses números só pioraram, daí a nova rotina de coletivas, inaugurada ontem. Mandetta terá de dividir com o governo os louros da sua atuação. Aliados de Mandetta no Mato Grosso do Sul já falam em candidatura a presidente. Mas, para o ministro, a prioridade é combater o coronavírus.

Crítica ao Brasil

O Brasil tem sido criticado pela mídia e políticos, todos 'especialistas' em infectologia, sobre sua estratégia de combate ao coronavírus, mas os números não lhes dão razão. Países como Holanda, Turquia, Áustria, Portugal, Noruega e Suíça, sede da OMS, confirmaram o primeiro caso na mesma época do Brasil, mas têm mais ocorrências, apesar de bem menores, juntos ou isoladamente. Somados, são 58.970 casos em 134,4 milhões de pessoas. Aqui, são 4.579 em 212,2 milhões de brasileiros.

Sem reclamação

Suíça e Áustria registraram o 1º caso em 24 de fevereiro, como o Brasil. Ontem, 15.922 suíços, 9.618 austríacos e 4.579 brasileiros infectados.

De leste a oeste

De acordo com o Worldometer, Portugal e Turquia registraram o 1º caso em 1º e 9 de março. Hoje têm 6.408 e 10.827 casos, respectivamente.

Sem críticas

Desde o 1º caso, em 26 de fevereiro, a Holanda totaliza 11.750 casos. A Noruega soma 4.445 desde a primeira notificação, em 25 de fevereiro.

Coisa esquisita

Não foi ilegal, mas é esquisito o ministro Paulo Guedes (Economia) dispor do seu tempo, pago pelo contribuinte, para privilegiar clientes da XP Investimentos, uma empresa privada, com uma videoconferência.

Trabalho

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) acha que são injustas as críticas que generalizam o comportamento folgado do Senado. Seu gabinete no Anexo 2 do Senado, por exemplo, abre todos os dias às 7h da manhã.

Operação

A Lava Jato também está de quarentena?

Frase

'Podemos fazer mudanças' Ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) admitindo mudanças sob 'decisões técnicas'

Dor conhecida

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), rico empresário, conhece bem as dificuldades da vida de garçom: já foi um deles, nos tempos de vacas raquíticas. Por isso propôs emenda que os inclui no coronavoucher.

Novo embaixador

O chanceler Ernesto Araújo recebeu ontem, por teleconferência, as cartas credenciais do novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, que garantiu cooperação contra a covid-19.

Comentários

Últimas notícias