EX-MINISTRO

Moro rebate Bolsonaro e diz que Valeixo nunca foi moeda de troca para indicação ao STF

O presidente declarou que Moro, então ministro da Justiça, condicionou a exoneração de Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da PF a uma indicação para o STF em novembro.

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 24/04/2020 às 18:34 | Atualizado em 24/04/2020 às 18:41
EVARISTO SA/AFP
Moro foi às redes sociais criticar Bolsonaro - FOTO: EVARISTO SA/AFP

Com agências

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, rebateu a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e disse que nunca cobrou indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

>> Bolsonaro diz que Moro cobrou indicação para vaga no STF

>> Ao sair do Ministério, Moro disse que Bolsonaro quis interferir politicamente na PF

"A permanência do Diretor Geral da PF, Maurício Valeixo, nunca foi utilizada como moeda de troca para minha nomeação para o STF. Aliás, se fosse esse o meu objetivo, teria concordado ontem com a substituição do Diretor Geral da PF", disse o ex-ministro em publicação no Twitter.

"De fato, Maurício Valeixo estava cansado de ser assediado desde agosto do ano passado pelo presidente para ser substituído. Mas, ontem, não houve qualquer pedido  de demissão, nem o decreto de exoneração passou por mim ou me foi informado", acrescentou.

Bolsonaro diz que Moro cobrou indicação para vaga no STF antes de demissão

Em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (24), o presidente afirmou que Moro, então ministro da Justiça, disse a ele que aceitaria a saída de Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal, mas só em novembro, depois de ser indicado para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Valeixo foi exonerado nesta sexta-feira (24), levando Moro a pedir demissão e acusar Bolsonaro de tentar interferir politicamente no comando da Polícia Federal para obter acesso a informações sigilosas e relatórios de inteligência. Moro era um dos cotados para vaga no STF, indicação que cabe ao presidente da República.

De acordo com Bolsonaro, Moro afirmou o seguinte: "Você pode trocar o Valeixo, mas em novembro, quando me indicar para o Supremo Tribunal Federal"

"Me desculpa, mas não é por aí", declarou Bolsonaro no Palácio do Planalto ao relatar o suposto pedido de Moro. "Reconheço as suas qualidades em chegando lá, se um dia chegar, pode fazer um bom trabalho, mas eu não troco. E, outra coisa, é desmoralizante para um presidente ouvir isso."

Comentários

Últimas notícias