No dia do trabalhador, comemorado nesta sexta-feira (1°) no país, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) irão se reunir na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, para pedir a abertura do comércio, fechado devido a pandemia do novo coronavírus. Em um grupo criado no WhatsApp, os organizadores da manifestação pedem que os presentes se vistam de verde e amarelo e dizem que o uso da máscara, uma das principais medidas de prevenção contra a covid-19, é opcional.
>> Manifestantes pedem intervenção militar em ato no Recife
>> Maioria de tuítes de ato pró-Bolsonaro veio de robôs, diz levantamento
>> Mesmo com coronavírus, ato pró-Bolsonaro atrai militantes em Boa Viagem
O ato está marcado para ter início às 14h em frente a Padaria Boa Viagem. A descrição da manifestação é: 'Grande marcha pela abertura do comércio', e o lema é 'Bora trabalhar'. Os organizadores ainda pedem para levar a bandeira nacional, uma das principais marcas do atual governo. No ato, estarão presentes líderes de movimentos e pré-candidatos nas eleições 2020. Ainda não se sabe se haverá manifestações em outros estados.
Desrespeitando o decreto estadual para evitar aglomerações com o intuito de frear o avanço do novo coronavírus em Pernambuco e não cumprindo o isolamento social, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se reuniram, no dia 19 de abril, em frente ao Comando Militar do Nordeste, localizado na BR-232, Zona Oeste do Recife, para pedir o fim da quarentena, intervenção militar, fechamento do Congresso Nacional e também a volta do AI-5 e as Forças Armadas nas ruas.
Há mais de 1 mês, no dia 15 de março, um ato semelhante foi realizado em várias partes do país, incluindo Brasília, que teve a presença do presidente da República. Bolsonaro, descumprindo a quarentena por ter entrado em contato com pessoas que testaram positivo para a doença, fez uma carreata improvisada, provocando uma aglomeração de pessoas, desceu do carro e cumprimentou, com contato físico, apoiadores que o esperavam.
No Recife, neste mesmo dia, os apoiadores do presidente se reuniram na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O ato foi realizado quando Pernambuco tinha registro de sete casos confirmados do novo coronavíus, hoje, o total de infectados chega a 6.876.
Nesta quinta-feira (30), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), prorrogou o decreto de isolamento social em Pernambuco, com o fechamento do comércio e das atividades classificadas como não essenciais e a proibição de acesso à praia e parques públicos. Segundo o decreto, o comércio e serviços, parques e praias continuam fechados até o dia 15 de maio. Já a suspensão das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público ou privado, permanece em vigor até o dia 31 de maio de 2020.
Além disso, o governo modificou o decreto n° 48.809, de 14 de março de 2020, e passou a permitir o funcionamento das lojas de material de informática, por meio de entrega em domicílio ou como ponto de coleta. Os serviços de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática também estão liberados.
Pernambuco registrou recorde, nesta quinta-feira (30), de confirmação de casos do novo coronavírus em 24 horas, com 682 testes positivos para a doença. Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o total de infectados chegou a 6.876.
O número de óbitos também subiu. Agora, o Estado totaliza 565 mortes. Além disso, foram confirmados mais 121 pacientes recuperados da doença, totalizando 1.074 curas.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.