As deputadas estaduais Janaína Paschoal e Leticia Aguiar, ambas do PSL, pediram pediram ao Ministério Público de São Paulo que recomendem às 645 cidades do estado a adoção do protocolo do Ministério da Saúde no tratamento do coronavírus, que atualmente permite o uso da cloroquina para casos leves da doença.
>> Em live, Jair Bolsonaro ergue remédio e apoiadores saúdam cloroquina
A recomendação gerou protestos do CNS (Conselho Nacional de Saúde) e da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), que alegam falta de comprovação científica sobre a eficácia desses medicamentos contra a doença.
Para a deputada Janaína Paschoal, que já foi diagnosticada com coronavírus, o tratamento precoce é fundamental. “A Ciência, tão alardeada pelos críticos, não nega fatos. Os fatos mostram que medicar os doentes com Covid no início salva vidas! E não estou falando só da cloroquina”, disse a parlamentar.
A deputada Leticia Aguiar destacou que falta orientação e a população está sendo prejudicada.
“São muitos os relatos de pessoas com sintomas de Covid-19 que chegam as unidades de saúde e voltam para casa sem nenhuma orientação, remédios ou tratamento. E já sabemos que o Ministério da Saúde recomenda o tratamento precoce, inclusive disponibilizando medicamentos como a Cloroquina e a Azitromicina, para evitar o agravamento da síndrome gripal provocada pelo vírus”, disse Leticia.