Republicanos deve anunciar nesta sexta apoio a João Campos no Recife

Presidido em Pernambuco pelo deputado federal Silvio Costa Filho, partido deve oficializar ingresso na Frente Popular, liderada pelo PSB no estado
Luisa Farias
Publicado em 11/08/2020 às 11:12
"Tenho muita confiança que ele (João Campos) possa liderar um novo ciclo na cidade do Recife", disse Silvio Costa Filho Foto: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem


Com a proximidade do período das convenções partidárias - eventos em que os partidos definem quem serão os seus candidatos - as alianças para as eleições municipais passam a ganhar um desenho mais definido. Enquanto o MDB anunciou nesta terça-feira (11) sua permanência na Frente Popular, o Republicanos, marcou para a próxima sexta-feira (14) o anúncio da posição que irá adotar no Recife, que deve ser de apoio à pré-candidatura de João Campos (PSB). 

O partido é presidido em Pernambuco pelo deputado federal Silvio Costa Filho, que já fez sinalizações de apoio a João Campos, seu companheiro da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente, o Republicanos deve apresentar na sexta sugestões propostas programáticas para o programa de governo de João Campos.

>> MDB finca apoio a pré-candidatura de João Campos no Recife

>> Fernando Bezerra Coelho diz que respeita decisão do MDB de seguir com PSB, mas que não apoia João Campos

"Eu construí com João Campos uma relação pessoal. Tenho certeza que o Recife vai se surpreender com João Campos. É um jovem preparado, que tem a capacidade de trabalho, tem feito um bom mandato enquanto deputado federal e eu tenho muita confiança que ele possa liderar um novo ciclo na cidade do Recife, naturalmente, que preserve as conquistas da gestão do prefeito Geraldo Julio, mas que possa avançar em uma cidade inteligente, que preserve e busque o desenvolvimento social e econômico", disse Silvio Costa Filho. 

O republicanos figurou no bloco de oposição nas eleições de 2018, quando Paulo Câmara (PSB) derrotou Armando Monteiro (PTB) e foi reeleito governador. Já na última eleição do Recife, em 2016, Silvio Costa Filho concorreu a vice na chapa de João Paulo (PCdoB), na época no PT. Os dois perderam para Geraldo Julio, eleito para o seu segundo mandato, que se se encerra neste ano. O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, chegou a defender uma candidatura de Silvio à Prefeitura do Recife nas eleições deste, possibilidade rejeitada por ele em fevereiro.

Desde 2019, Silvio Costa Filho tem se aproximado da gestão socialista em Pernambuco. "Eu tenho tido a oportunidade de ajudar o governo do estado aqui em Brasília, tenho dialogado com alguns dos seus secretários onde a gente tem trabalhado aqui em Brasília para liberar emendas, recursos, destravar obras paralisadas. Apesar das diferenças pontuais, a gente tem procurado ajudar Pernambuco, que esse tem que ser o nosso principal foco, ajudar o estado", disse Silvio. 

Além de Silvio Costa Filho, o partido tem o deputado federal Ossésio Silva na Câmara dos Deputados, e o deputado estadual William Brígido na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), mas que é integrante da bancada de oposição da Casa. Na Câmara do Recife, há os vereadores Gilberto Alves, membro da bancada de governo, e Ana Lúcia, que diz aguardar o posicionamento oficial do partido. 

"A gente está nesse processo de diálogo interno e construção coletiva e a ideia é que até a sexta feira a gente feche essa questão de apoio", completou Silvio. 

TAGS
João Campos eleições 2020 silvio costa filho republicanos recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory