Com a presença de Carlos Lupi, PDT aguarda posição sobre Prefeitura do Recife

A convenção partidária, que estava marcada para esta terça-feira (1º), foi adiada diante das indefinições dentro do partido sobre as eleições do Recife. O PDT conta com duas pré-candidaturas: a do deputado federal Tulio Gadelha e da ex-secretária de Habitação, Isabella de Roldão
Mirella Araújo
Publicado em 31/08/2020 às 21:05
Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, está no Recife para tratar do futuro do partido nas eleições Foto: Renato Araújo / ABr


 

. - Eleições 2020

Atualizada às 8h45 de 1º de setembro

O PDT decidiu adiar a convenção partidária, marcada para ocorrer nesta terça-feira (1º), para o próximo dia 8 de setembro, em virtude das indefinições sobre o posicionamento do partido nas eleições do Recife. Uma coletiva para tratar das eleições municipais de 2020 chegou a ser agendada na mesma data, mas também foi cancelada. 

O presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, está na capital para tratar da questão já que a sigla se depara com três cenários em discussão: apoiar a pré-candidatura do deputado federal Tulio Gadêlha; apoiar a pré-candidatura da ex-secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão; ou manter-se na Frente Popular do Recife apoiando o pré-candidato do PSB, o deputado federal João Campos.

>>"Não trabalho com a possibilidade de não ir para o segundo turno", diz o pré-candidato Túlio Gadêlha (PDT)

Durante a reunião com o diretório municipal do PDT, nesta segunda-feira (31), entre as informações trazidas pelo dirigente pedetista, está o fato de que existe uma forte pressão da Executiva Nacional do PSB para que as alianças sejam mantidas no Recife, caso contrário, o PDT poderá perder o apoio dos socialistas em 25 cidades, com mais de 200 mil eleitores. “Particularmente estou decepcionado. Ajudei a consolidar o bloco progressista de alianças com o PDT, PSB, PV , Rede. E ali não se construiu uma relação de ameaça, mas de confiança.”, criticou o pré-candidato Tulio Gadêlha, presente no encontro.

Ainda segundo o pedetista, assim como Carlos Lupi, o ex-governador do Ceará e presidenciável Ciro Gomes, costumam manter a palavra. “O presidente tem prática democrática de ouvir a todos, por isso veio a cidade do Recife para ouvir a direção municipal, os pré-candidatos a vereador. Hoje, na direção do PDT, dos 11 membros que a compõe, 10 apoiam a nossa candidatura. Nós temos 37 candidatos a vereador, dos quais 35 assinaram defendendo um projeto próprio apoiando nosso nome” explicou Gadêlha.

>> Isabella de Roldão deve manter pré-candidatura e vai disputar indicação com Túlio Gadêlha em convenção

>> Situação de Túlio Gadêlha e Isabella de Roldão será decidida no início da semana. Tendência é que o PDT apoie o PSB

O resultado da pesquisa encomendada pelo PDT, também tem mantido o deputado federal otimista sobre uma definição concreta em torno do seu projeto. Na escala de intenção de votos, do Datamétrica, o pedetista aparece com 8,6% dos votos. Já quando os entrevistados são informados de que ele possui o apoio de Ciro Gomes, Tulio passa para 13,6%. “Tenho certeza que a gente uma boa avaliação para pensar a cidade, não só nas pesquisas, mas pela excelente construção que está sendo feita há pelo menos seis meses”, declarou. Ele cita nomes trazidos de outros partidos como Adriana Rocha, que disputou uma vaga no Senado, pela Rede, Rodrigo Rocha e Pedro Joseph, do PSOL, Silvia Siqueira, do PT, entre outros quadros que irão entrar na disputa pela Câmara Municipal do Recife.

Apesar da relação correr o risco de ficar estremecida, diante da ameaça de retirada de apoio dos socialistas em outras cidades, o presidente nacional do PDT,  Carlos Lupi, e o presidente estadual do partido, o deputado federal Wolney Queiroz, estiveram reunidos com o governador do Estado e vice-presidente nacional do PSB, Paulo Câmara, a portas fechadas no Palácio do Campo das Princesas, segundo uma fonte em reserva.  O cancelamento da coletiva, inclusive, se deu após o encontro dos dirigentes. 

Na última quarta-feira (26), o governador e o deputado federal João Campos estiveram em Brasília. Estava prevista uma reunião entre a executiva nacional das duas siglas, mas oficialmente os partidos negaram a agenda. Um parlamentar, em reserva, apenas afirmou que era importante relembrar os gestos que o PSB tem feito a favor de projetos majoritários, em cidades estratégicas para o PDT. É o caso da disputa pela prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O diretório municipal do PSB, declarou apoio a pré-candidata a prefeita, a deputada estadual Juliana Brizola. No Rio de Janeiro, outro reduto estratégico, os socialistas devem subir no palanque da deputada estadual, Delegada Martha Rocha.

No Ceará, reduto do ex-governador Ciro Gomes, mesmo com a indefinição sobre quem será o candidato do partido, o PSB decidiu que deverá caminhar junto de qualquer forma.

REDE SUSTENTABILIDADE

Na coletiva que havia sido agendada pelo PDT, era esperada que uma nova data da convenção partidária fosse anunciada. Na ocasião, estariam o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, o deputado federal e presidente municipal da sigla no Recife, Túlio Gadêlha, e o senador Randolfe Rodrigues, da Rede.

“O senador vem para uma conversa hoje. Ele é um grande parceiro na construção dentro do Congresso Nacional, um parlamentar super atuante. Randolfe também é um grande entusiasta da nossa candidatura, colocou-se como aliado e com disposição para vir dialogar na cidade do Recife”, explicou Tulio.

No entanto, o porta-voz da Rede no Recife e membro da Executiva Nacional, Roberto Leandro, explica que esse evento não é do partido. A Rede ainda deverá marcar até o início da próxima semana, uma reunião para tratar do futuro da legenda na capital. De acordo com Roberto, há dentro da sigla, quem apoie tanto o projeto do pré-candidato pelo PSB, João Campos, quanto o do deputado federal Tulio Gadêlha, e quem também é a favor de uma aliança com o PT, para reforçar a pré-candidatura de Marília Arraes.

>> Ala da Rede quer lançar candidatura própria na eleição do Recife

“Não há definição da instância municipal sobre a tática eleitoral do Recife. Conversamos com Tulio, com Marília, e com João Campos. Internamente tínhamos uma discussão de candidatura própria, mas isso já foi superado. Vamos procurar internamente afunilar o nosso encaminhamento diante das três alternativas”, esclareceu o porta-voz.

Para Roberto, é preciso que o PDT tenha uma definição e a partir disso, o posicionamento da Rede será reconsiderado. Roberto Leandro também explica que o partido também irá definir a data da convenção partidária. Em conversa com o JC, o senador Randolfe Rodrigues afirmou que veio ao Recife para celebrar "a aliança nacional entre Rede e o PDT, que é profícua e duradoura". Os partidos possuem alianças em vários locais do País e o senador tem buscado estar presente para consolidar estes apoios.  "O ano de 2020 é o resultado da construção que estamos fazendo na centro esquerda, desde o ano passado", declarou Rodrigues. 

 


TAGS
EleiçõesSJCC Eleições 2020 Prefeitura do Recife PDT Tulio Gadêlha
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory