Eleições 2020

PSB decide apoiar candidatura de João Paulo à Prefeitura de Olinda

Havia um impasse sobre qual candidato o PSB apoiaria, João Paulo (PCdoB) ou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade). Apesar disso, Augusto Coutinho reafirmou apoio a João Campos no Recife

Luisa Farias
Luisa Farias
Publicado em 15/09/2020 às 21:42
Notícia

LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
COSTURAS Até a convenção, às 20h, João Paulo tem que definir seu vice - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

JC
Eleições 2020 - JC

Atualizada às 10h, de 16 de setembro de 2020

O PSB decidiu na noite desta terça-feira (15) oficializar o seu apoio à pré-candidatura do deputado estadual João Paulo (PCdoB) à Prefeitura de Olinda nas eleições deste ano. O JC confirmou a informação com o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. 

"Eu acho que o apoio chega em uma área muito importante para a nossa frente, porque já temos o PT, estamos conversando com outros partidos e vamos definir a chapa majoritária. Eu vejo como uma coisa positiva, que vai dar possibilidade maior de vitória em Olinda", afirmou João Paulo. 

>> 'Pode ser que seja mesmo o PT que tenha vice', diz presidente do PCdoB de Olinda sobre formação da chapa com João Paulo à Prefeitura

>> De olho na Prefeitura de Olinda, João Paulo alfineta gestão de Lupércio: "Reclamação por toda parte"

"Foi uma decisão que se tomou hoje e já vinha sido discutida com toda a Frente Popular", disse Sileno, que garantiu que isso não estremece a relação do PSB com o Solidariedade do prefeito Professor Lupércio.

O diretório do PSB de Olinda chegou a anunciar, em meados de julho, apoio ao pré-candidato da Rede Sustentabilidade, Pedro Mendes, mas a decisão acabou derrubada pela direção estadual da sigla.

Havia um impasse sobre que candidato o PSB iria apoiar em Olinda, já que Solidariedade integra a Frente Popular de Pernambuco, liderada pelo PSB e também a Frente Popular do Recife, que oficializou a candidatura de João Campos nesta terça (15). 

Solidariedade

O presidente estadual do Solidariedade, deputado federal Augusto Coutinho, reafirmou em uma rede social também nesta terça (15) o seu apoio ao pleito de João Campos, à despeito da ligação que possui com o pré-candidato à Prefeitura do Recife Mendonça Filho, seu parente e amigo pessoal. 

"Nos últimos meses recebi diversos questionamentos e críticas, a maioria delas infundadas, sobre a decisão aqui externada, a dizer, de apoio ao PSB na disputada eleitoral para prefeitura do Recife. Entretanto, como falei, tenho na vida pública a vontade de sempre cumprir os compromissos que assumo. Isso não me torna inimigo ou desafeto de Mendonça Filho", disse Coutinho. 

O deputado lembrou o início da aliança com o PSB, em 2014, quando Paulo Câmara (PSB) foi eleito para o seu primeiro mandato. "Honramos um compromisso assumido naquela época, mantido nas gestões seguintes e agora renovado com o apoio à candidatura de João Campos à prefeitura do Recife", disse. 

Vice de João Paulo

A convenção de João Paulo está marcada para esta quarta-feira (16) às 20h, com transmissão online. Até lá ele terá que definir quem vai ocupar a vaga de vice. Após discussões internas, o PT - que já havia anunciado apoio a João Paulo desde o início de julho - aprovou a indicação do nome do presidente do PT de Olinda, Lulinha, para a vice. Ele é ligado ao ex-vereador do Recife Osmar Ricardo e não a Teresa Leitão, como esta reportagem havia informado inicialmente. 

Segundo Sileno, a aliança com o PCdoB não passa pela indicação do vice de João Paulo. 

 

JC
Eleições 2020 - FOTO:JC
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
REELEIÇÃO Lupércio contava com o apoio do PSB em seu palanque - FOTO:WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias