O plano de governo do candidato a prefeito do Recife Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) e do vice Coronel Zé Alves (PRTB) "Vamos endireitar o Recife" tem educação como principal objetivo na construção de 50 creches na cidade. O plano, que já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem sete páginas e é dividida em 17 "especificações".
Ao JC, o candidato a prefeito do Recife Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) ressaltou que a maior prioridade da sua gestão, se eleito, será a construção de 50 creches no município. "Vamos construir 50 creches espalhadas nas RPA's com o dinheiro do Fundeb da primeira infância. Nossas crianças têm que ter dinheiro para isso. Vou a Brasília junto ao presidente Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão conseguir o dinheiro. Não vai ser com recurso da Prefeitura, será com recurso do governo federal", salientou.
Na transparência, um dos objetivos de Marco Aurélio é aperfeiçoar a transparência da instituição (Prefeitura do Recife) na formulação de políticas para ampliar os instrumentos de controle. No que se refere à modernização, o plano coloca a tecnologia e o urbanismo como serviços de requalificação do território e dinamismo econômico.
>> Confira dados e as propostas de Marco Aurélio Meu Amigo na íntegra
Ele também coloca o compromisso como um "grande pacto entre partes", onde o poder público se compromete com os resultados; e a população e o setor privado se comprometem com a colaboração e parceria. O desenvolvimento de um trabalho participativo, que desenvolva a cidade e oferte melhoria na condição de vida em geral, sendo saúde, educação, habitação e segurança "bens materiais compartilhavéis com maior equidade".
A proposta prega, ainda, uma convivência "harmoniosa" entre capital e trabalho, para construção do progresso e desenvolvimento do coletivo e pessoal. Na garantia do aprimoramento por meio da Prefeitura e formas de uma participação ativa e constante, o candidato vida dar protagonismo ao cidadão.
>> Programa de governo de Carlos Andrade Lima e Rosaly Almeida tem como foco o liberalismo no Recife
>> Conheça as propostas de governo de Mendonça Filho e Priscila Krause para a Prefeitura do Recife
Na educação, a primeira proposta é totalmente alinhada com o que prega o candidato, a adesão das escolas cívico-militares na cidade, através do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do governo federal. Marco Aurélio também pretende dar "vouchers educacionais" para estudantes da rede municipal através de uma parceria com a Secretaria de Educação.
A entrega de uma Unidade de Pronto Atendimento em Especialidades (UPA'E) no prazo de um ano e o melhoramento das UPA's também fazem parte do plano no que tange à saúde, além da distribuição de remédios de uso contínuo com acompanhamento e controle.
Uma das pautas mais afirmadas por Marco Aurélio sempre foi a questão da Guarda Municipal armada, não à toa é o primeiro item do segmento da segurança pública, seguido da capacitação e qualificação a cada seis meses da categoria, além de uma eleição interna para a escolha do comandante.
Na mobilidade, o candidato pretende suspender "imediatamente" todas as lombadas e pardais eletrônicos no horário de pico por 30 dias para análise e realização de estudos técnicos. A buca pela realocação da população que vive em situação de risco em palafitas, prédios abandonados e viadutos em um "ambiente digno, devidamente acompanhado por uma equipe técnica que oferte toda orientação de uso destes espaços".
Para habitação, a proposta que os servidores tenham um financiamento para linha de crédito especial em redes bancárias para "readequação de sua moradia, deixando-os mais próximos ao seu ambiente de trabalho e especificidades de sua função". O fomento da cultura com artistas locais resgatando as tradições, a revitalização de quadras esportivas existentes na cidade e o uso do espaço público e promoção da infraestrutura para atrair investimentos, atividades esportivas, de cultura e lazer também fazem parte da proposta.
Já na assistência social, o "amparo às pessoas que não possuem acesso a cidadania" para promover planejamento, implementação, coordenação e avaliação de políticas e projetos sociais "que ajudem o município a mitigar o sofrimento do cidadão" e a criação por RPA do programa Bandejão do Trabalhador também estão inclusas.
No trabalho, ele pretende ofertar capacitações inovadoras específicas de acordo com a necessidade do mercado. No meio ambiente e sustentabilidade e gestão, o mapeamento e arborização da cidade com a intensificação do replantio em áreas com cobertura vegetal incipientes, oferta de mudas de plantas em troca de lixo reciclável e instalação de placas solares na administração das repartições/prédios da administração municipal são objetivos alçados pelo candidato.
Comentários