Corrida Eleitoral chega à Rádio Jornal com Antonio Lavareda

Cientista político vai debater temas ligados às Eleições 2020 com o comunicador Geraldo Freire, todas as segundas, às 8h40
JC
Publicado em 14/09/2020 às 7:00
ANÁLISE Cientista político destaca o fato de Pernambuco ter a primeira mulher governando do Estado Foto: SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM


Este ano, tudo vai ser diferente na campanha eleitoral que vai escolher os novos prefeitos e vereadores brasileiros. A covid-19 obrigou o mundo inteiro a dar um passo atrás - e isso não foi diferente para a Justiça Eleitoral, os candidatos e os partidos. Para analisar esses impactos e todo o movimento que a campanha vai provocar, a Rádio Jornal amplia o espaço político em sua programação, com a estreia do quadro Corrida Eleitoral, conduzido pelo cientista político Antonio Lavareda. A temporada 2020 começa hoje, a partir das 8h40, dentro do Primeira Página, programa apresentado pelo comunicador Geraldo Freire.

“O Corrida Eleitoral é um elemento importante na cobertura das eleições 2020 da Rádio Jornal e do SJCC. A gente já vem fazendo matérias a respeito de eleições, calendário eleitoral, cobrindo as convenções partidárias, a definição dos candidatos, e o Corrida Eleitoral, com Antonio Lavareda, vem somar a essa cobertura", avalia Mônica Carvalho, diretora de Jornalismo da Rádio e TV Jornal.

Na pauta

Lavareda adianta alguns dos temas que farão parte da pauta do programa. "O Corrida Eleitoral 2020 vai ser uma referência obrigatória no acompanhamento das eleições no Recife e no Brasil, sobretudo nas capitais. Análise dos principais fatores que influenciarão o voto, a comunicação dos candidatos, as pesquisas eleitorais, as chances de vitória... Tudo isso será analisado todas as segundas-feiras, na Rádio Jornal, até a chegada da eleição", elenca.

Para Lavareda, é inevitável que a covid-19 seja abordada na campanha. "A pandemia, afora o impacto sanitário com milhões de brasileiros contaminados e centenas de milhares de mortes, afetou duramente a economia do país. Diminuiu a renda e elevou o desemprego, e tornou imprescindível a adoção do auxílio emergencial, entre outras medidas econômicas. Seus efeitos vão estar presentes no conteúdo das campanhas, discutidos ao lado das questões locais e, certamente, vão influenciar bastante o resultado das urnas", pontua.

Mônica concorda: "a ideia é que a gente traga para o nosso ouvinte um panorama do que significa esta eleição, em 2020, onde a gente tem uma série de restrições, inclusive sanitárias, em função da pandemia. E também restrições no que se refere às eleições proporcionais. Então Lavareda vai trazer esse panorama, essa análise e fazer o nosso ouvinte entender o que significa esse processo, compreender melhor o que significam essas eleições, até para poder decidir melhor o seu voto".

Acirramento

Outro ponto levantado por Lavareda para o cenário eleitoral brasileiro - e que vai ser debatido no Corrida Eleitoral, sem dúvida - diz respeito ao radicalismo político visto no país. "Isso não vai diminuir, infelizmente. O que se espera é uma forte nacionalização das campanhas eleitorais. Discussões políticas pertinentes ao Brasil como um todo vão participar ativamente do conteúdo de todas as campanhas. É natural que se eleve o tom da argumentação política no momento das campanhas. Mas os insultos não devem substituir os argumentos, em respeito ao eleitor. As eleições são fundamentais para o processo democrático e é a interação entre candidatos e os interesses e as demandas dos eleitores que fazem delas a parte mais substancial da nossa democracia", encerra.

TAGS
política eleições eleições 2020
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory