O prazo para que os partidos políticos apresentassem as chapas que irão concorrer a disputa majoritária e proporcional foi encerrado nessa quarta-feira (16), conforme o calendário eleitoral.
Em virtude da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e, atendendo a recomendações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), as reuniões de homologação das candidaturas ocorreram com acesso restrito de participantes e a maioria foram transmitidas através de plataformas virtuais.
Agora, com o início da campanha, saiba quem serão os candidatos que vão concorrer à Prefeitura do Recife:
Alberto Feitosa (PSC)
Vice: Pastor Wellington Carneiro (Patriota)
Coligação: Recife Verde e Amarelo: PSC, Democracia Cristã (DC) e Patriota.
Perfil: Alberto Ferreira é recifense, tem 57 anos, foi tenente-coronel da Reserva da Polícia Militar de Pernambuco, superintendente do Aeroporto do Recife, Secretário de Turismo de Pernambuco e Secretário de Saneamento da Cidade do Recife. Desde 2007, é deputado estadual por Pernambuco.
Carlos Andrade Lima (PSL)
Vice: Rosaly Almeida (PSL)
Coligação: Não fechou apoio com partido algum.
Perfil: Carlos de Andrade Lima é recifense, tem 39 anos, é advogado, atua na área privada desde 2004 e é filiado ao PSL desde abril de 2020. Ele é candidato a um cargo público pela primeira vez.
Charbel Maroun (Novo)
Vice: André Teixeira (Novo)
Coligação: Não fechou apoio com partido algum.
Perfil: Nascido em Belo Horizonte (MG), Charbel Maroun tem 44 anos, é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), pós-graduado "LATU SENSU" em direito público e tributário e atual Procurador Judicial Nome da Procuradoria Geral do Município do Recife. Foi presidente estadual do Novo até 2017 e candidato a deputado federal em 2018, mas não se elegeu.
Cláudia Ribeiro (PSTU)
Vice: Kátia Teles (PSTU)
Coligação: Não fechou apoio com partido algum.
Perfil: Nascida no Rio de Janeiro, Cláudia Ribeiro tem 48 anos, é pedagoga formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, atualmente, professora da rede municipal de ensino da Prefeitura do Recife. A candidata compõe o Sindicato Municipal dos Professores de Ensino da Rede Oficial de Recife (SIMPERE).
João Campos (PSB)
Vice: Isabella de Roldão (PDT)
Coligação: Frente Popular do Recife: PSB, PDT, MDB, PP, PV, Rede, Solidariedade, Avante, PROS, PSD, PCdoB e Republicanos.
Perfil: João Campos é recifense, tem 27 anos, é engenheiro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), deputado federal por Pernambuco desde 2019, e o atual o vice-presidente nacional de Relações Federativas do PSB. Ele é filho do ex-governador Eduardo Campos. Em 2016, assumiu o cargo de chefe de Gabinete do governo de Pernambuco.
Marco Aurélio Medeiros (PRTB)
Vice: Coronel José Alves (PRTB)
Coligação: Não fechou apoio com partido algum.
Perfil: Marco Aurélio Medeiros é recifense, tem 55 anos, é deputado estadual desde 2018 e atual líder da oposição na Alepe. Advogado e pós-graduado em Ciências Políticas, foi vereador do Recife entre 2012 e 2018, e o primeiro-secretário da Câmara Municipal entre 2016 e 2018. Ele também foi Primeiro-Secretário da Casa José Mariano (2016-2018).
Marília Arraes (PT)
Vice: João Arnaldo (PSOL)
Coligação: Recife Cidade da Gente: PT, PSOL, PTC e PMB.
Perfil: Marília Arraes é recifense, tem 36 anos, e é deputada federal desde 2019. Advogada formada na Universidade Federal de Pernambuco. foi secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco entre 2007 e 2008. Em 2008 e 2012 foi eleita como vereadora do Recife. Geriu a Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional. Em 2018, foi convocada pela militância para disputar a pré-candidatura ao Governo do Estado, mas projeto não foi efetivado.
Mendonça Filho (DEM)
Vice: Priscila Krause (DEM)
Coligação: DEM, PTB, PSDB e PL.
Perfil: Recifense, Mendonça Filho tem 54 anos, é formado em administração pela Universidade de Pernambuco e fez o curso de Gestão Pública pela Kennedy School, Escola de Governo da Universidade de Harvard (EUA). Foi deputado estadual de Pernambuco entre 1987 e 1995, deputado federal entre 1995 e 1998, e entre 2011 e 2019. Foi vice-governador de Pernambuco entre 1999 e 2007, e ministro da Educação entre 2016 e 2018.
Patrícia Domingos (Podemos)
Vice: Leo Salazar (Cidadania)
Coligação: Liberta Recife: Podemos e Cidadania.
Perfil: Nascida no Rio de Janeiro, Patrícia Domingos tem 38 anos e é formada em direito, com pós-graduação em direito público. Assumiu o cargo de delegada da Polícia Civil de Pernambuco em 2008. Ela fez parte do Grupo de Operações Especiais e foi titular da Delegacia do Centro de Jaboatão. Domingos foi titular da Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública (Decasp) por quatro anos e se candidata pela primeira vez a um cargo político.
Thiago Santos (UP)
Vice: Aníbal Valença (PCB)
Coligação: UP e PCB.
Perfil: Thiago Santos é recifense, tem 35 anos e é advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho. Ele é um dos fundadores do partido Unidade Popular, fundado em 2019. Participou da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP). Santos também foi dirigente do sindicato de operadores de telemarketing de Pernambuco e da Federação Interestadual de trabalhadores em telecomunicações (Fitratelp).
Victor Assis (PCO)
Vice: Roberta Rita
Coligação: Não fechou apoio com partido algum.
Perfil: Natural de Recife, Victor Assis tem 25 anos e é militante no PCO desde 2015. Integrante do Coletivo de Negros João Cândido e da comissão de redação do Diário Causa Operária, ele também é músico, técnico em eletrônica e apresentador da Causa Operária TV.