João Campos informa que não vai ao primeiro debate entre os candidatos a prefeito do Recife, na UFPE

O evento organizado pela UFPE ocorrerá na próxima segunda-feira (28), das 19h30 às 21h30
Marcelo Aprígio
Publicado em 24/09/2020 às 9:23
Segundo Campos, quando recebeu o convite para o debate, ele já tinha outros compromissos marcados para o horário Foto: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM


. - Eleições 2020

Alegando choque de agenda, o candidato do PSB à Prefeitura do Recife, João Campos, não vai participar do primeiro debate entre aqueles que disputam o comando da cidade nas eleições 2020. O evento, que ocorrerá na próxima segunda-feira (28), das 19h30 às 21h30, é organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da instituição. Segundo Campos, quando recebeu o convite para o debate, ele já tinha outros compromissos marcados para o horário. A agenda do candidato, porém, ainda não foi informada.

» Saiba tudo sobre as eleições 2020

» Ausência de João Campos em primeiro debate passa impressão errada sobre o candidato, questionado por experiência

Sem o socialista e aliado do atual prefeito da capital, Geraldo Julio (PSB), o encontro deverá contar com as presenças dos candidatos Charbel Maroun (Novo), Coronel Alberto Feitosa (PSC), Patrícia Domingos (Podemos), Marília Arraes (PT), Mendonça Filho (DEM) e Thiago Santos (Unidade Popular), que já confirmaram a participação no debate. Também foram convidados os candidatos Carlos Andrade Lima (PSL), Cláudia Ribeiro (PSTU), Marco Aurélio (PRTB) e Victor Assis (PCO), mas estes ainda não responderam ao convite para participar do evento.

Batizado de “Políticas Públicas em debate”, o encontro tem como objetivo discutir de que forma os planos de governo apresentados pelos prefeituráveis podem se desdobrar em políticas públicas concretas. “A campanha é um processo em que as políticas estão em disputa e isso é bem visível nas discussões”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Brunna Carvalho, que será responsável pela mediação. “Esse debate contribui para a cidadania e a democracia”, pontua ela, lembrando que encontros semelhantes foram realizados nas eleições de 2016 e 2018.

Debate com foco na UFPE

O foco será nos questionamentos da comunidade acadêmica da UFPE. O debate terá cinco blocos: o primeiro será para a apresentação dos candidatos; o segundo, para perguntas dos estudantes; o terceiro, para perguntas dos técnicos administrativos; o quarto, para perguntas dos docentes; e o quinto, para as considerações finais. As perguntas já podem ser enviadas por meio do Facebook ou do Instagram do projeto e serão respondidas de acordo com o tempo disponível.

Ausência após promessa de parceria

A confirmação da ausência do deputado federal no debate, ocorre um dia após ele prometer a ampliação nas parcerias entre a Prefeitura do Recife e as universidades. Nessa quarta-feira (23), o candidato socialista se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Alfredo Gomes, e membros do gabinete e das pró-reitorias da instituição. No encontro, João Campos escutou as principais propostas da Universidade Federal para modernização da sua estrutura e para o aumento de sua relação com a cidade. O reitor apresentou também uma série de projetos para a Cidade Universitária e bairros circunvizinhos.

“O que puder ser feito para agregar o conhecimento da universidade com as necessidades da cidade é positivo. Por exemplo: a gente sabe que muitos alunos fazem projetos importantes, mas ao final da atividade essas propostas não são aproveitadas. Temos que fazer essa interligação com as demandas da cidade. Temos que fazer essa aproximação, mas não de maneira isolada para determinado curso. Esse é um compromisso que tenho e não abro mão”, pontuou João Campos na reunião.

Comissão

Dias antes, João Campos fez publicação relembrando o fato de ser ex-aluno da Universidade Federal de Pernambuco e disse que "sempre fez questão de lutar em defesa das universidades públicas".

Na Câmara, João Campos faz parte da comissão externa do Congresso de acompanhamento do Ministério da Educação (Comex/MEC). Neste ano, o foco da comissão é no monitoramento das ações do Ministério da Educação em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus. Sendo o coodernador o deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) e a relatora, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP). 

TAGS
Política EleiçõesSJCC Eleições 2020 João Campos Recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory