Atrito

Ataques na campanha e caso 'Recífilis' provocam atrito entre Mendonça e Patrícia. Em defesa da delegada, até Daniel entrou na briga

Políticos vêm usando principalmente as redes sociais para trocar acusações. Mendonça utilizou o tempo gratuito de TV para criticar a até então aliada

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/10/2020 às 12:59 | Atualizado em 29/10/2020 às 0:00
REPRODUÇÃO
Mendonça (DEM), Daniel Coelho (Cidadania) e Patrícia Domingos (Podemos) trocam farpas no guia e em suas redes sociais - FOTO: REPRODUÇÃO

.
Eleições 2020 - .

Atualizada às 22h45

Candidata do Podemos à Prefeitura do Recife, a Delegada Patrícia usou suas redes sociais na manhã desta quarta-feira (28) para responder a um vídeo da coligação Recife Acima de Tudo (DEM, PSDB, PTB e PL) que diz que "a máscara" da policial teria caído. A gravação faz referência às antigas publicações da postulante que foram divulgadas nos últimos dias, em que ela chama a capital pernambucana de "Recífilis" e afirma que nunca viu "tanta gente feia reunida" quanto na cidade.

>> Mendonça rebate Patrícia na polêmica do 'Recífilis' e a acusa de preconceito contra nordestinos

>> Desentendimentos na centro-direita recifense podem favorecer candidato da situação, avaliam especialistas

 

"Assina o comercial, Mendonça Filho (DEM). Mais uma vez dançando conforme a música do PSB de Paulo Câmara e Geraldo Julio. Pelo menos tenha coragem de mostrar a cara. Assim seus eleitores saberão a quem você serve", dispara a delegada, em um post que mostra o próprio vídeo produzido pela coligação do democrata, editado com uma imagem de Mendonça ao lado do governador Paulo Câmara e de Geraldo, na época em que ainda eram aliados no Estado.

>> Candidata a prefeita do Recife, Delegada Patrícia reforça discurso de que não é política

>> Delegada Patrícia em nova polêmica. Agora, no Minha Casa Minha Vida

>> Mendonça diz que, se eleito, só defenderá uma vacina contra o coronavírus aprovada pela Anvisa

>> ''O Recife tem hoje uma gestão que trabalha contra o empreendedor'', diz Mendonça Filho

Desde o início da campanha, Patrícia tem mostrado Mendonça, que está no mesmo grupo de centro-direita do qual ela e Daniel Coelho (CID) fazem parte, como semelhante aos também candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), de centro-esquerda. Na última segunda-feira (26), por exemplo, ela chegou a divulgar um vídeo mostrando um grande saco de farinha com as fotos do democrata, do socialista e da petista, com a afirmação de que "para ter um Recife diferente, não dá para insistir nas mesmas pessoas". "Todos eles nasceram em famílias tradicionais da política. Todos eles, ainda jovens, ganharam um mandato. Todos eles sempre trabalharam em cargos políticos. E todos eles estão do lado de quem comanda ou comandou a prefeitura", diz uma parte do material, publicado na conta da policial no Instagram.

 

DANIEL

Coordenador da campanha da Delegada Patrícia, Daniel Coelho também se manifestou sobre a peça do DEM, mas pelo Twitter. Lá, o deputado federal disse que, em um cenário de segundo turno onde Mendonça não esteja, o democrata apoiará o PSB, e ainda criticou a postura de outros postulantes ao cargo de prefeito do Recife. "O jogo do time de Paulo Câmara está claro: Mendonça, (Coronel) Feitosa e João Campos, desistem de apresentar propostas e partem para o ataque aberto e combinado contra Patrícia na TV. Mendonça, mostra que é igual ao PSB, no método, nas práticas e na estratégia. Mendonça e João calçam 40. Nem precisa mais avisar que Mendonça, no segundo turno, apoiará o PSB. De novo! Charbel 0% foi a surpresa. Confesso que não esperava que ele entrasse nesse jogo combinado.", disparou o parlamentar.

Em resposta à publicação de Daniel, Coronel Feitosa (PSC) publicou um vídeo nas suas redes sociais afirmando que o deputado federal é "um mentiroso". "Daniel, antes de se dirigir a mim, reflita. Você é um mentiroso, e é você que tem jogo combinado com Mendonça. Você e ele estavam combinados para um apoiar o outro, porque vocês são iguais, vocês são do centrão. Vocês apoiam o Dória e o comunista Roberto Freire, presidente do Cidadania, o seu partido. E você é socialista tanto quanto João Campos e a Marília Arraes. Não me coloque nas suas confusões! Todos vocês são iguais e não defendem o nosso presidente Bolsonaro. Eu fui o único candidato a defender os posicionamentos do presidente", disparou o postulante.

"A Delegada 'Fica em Casa' gosta do povo carioca. O Recife ela chama de ‘Recifilis’, e ainda diz que o nosso povo é feio. É melhor o Daniel usar o Twitter para defender o Recife e os recifenses, repreendendo a sua candidata que falou mal da nossa cidade e do nosso povo”, completou o deputado estadual.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Daniel Coelho está fazendo o jogo de vítima porque Mendonça Filho está atacando a Delegada Patricia "Fique em Casa" no guia eleitoral dele. Daniel, eu vi na televisão o que o Mendonça colocou e posso dizer que só tem verdades!! A própria Delegada Patrícia assumiu que fez postagens chamando o Recife de Recifilis, além de dizer que só não atira pra matar na nossa gente porque é proibido. Ela teve a coragem de chamar o recifense de "gente feia". Está é a carioca que tem traços de xenófoba que quer ser prefeita do Recife. A Delegada que há mais de 1 ano não dá 1 dia de expediente na delegacia. Ela entrou com processo contra o estado para ter o direito de receber salário sem ter que ir trabalhar na delegacia, alegando ser do grupo de risco. No entanto, no mesmo período ela fez campanha nas ruas... Agora, você e Mendonça até ontem eram melhores amigos...estão em pé de guerra neste momento por conta de disputa de ego. Eu não tenho nada a ver com isso! Vocês são todos iguais. Seu partido é presidido pelo comunista Roberto Freire. A Delegada está no Podemos de Álvaro Dias. Mendonça Filho é do DEM, partido das oligarquias e de Temer, Rodrigo Maia e João Doria. Todos são inimigos do Presidente Bolsonaro. Você está frustrado por não ter sido candidato. Mendonça te passou pra trás. Você e ele disputaram 2 vezes cada a prefeitura e em ambas perderam. Daniel, chega da velha politicagem... você, como o Mendonça, querem o poder a qualquer custo, tanto que está apoiando uma candidata que NÃO FEZ NADA pelo Recife. Ela se faz de vítima, mas no fundo esconde a verdade. Mendonça foi Ministro da Educação e não conseguiu construir nem uma creche aqui no Recife. Não mandou nem um banco escolar. É outro que não fez nada pela cidade. Nunca trabalhou... vive da política! . . . #coronelalbertofeitosa #coronelfeitosae20 #coronelfeitosa #fechadocomfeitosa #recifepe #prefeituradorecife #recifeverdeamarelo #recifepernambuco #fechadocombolsonaro

Uma publicação compartilhada por Coronel Feitosa (@coronelalbertofeitosa) em

O candidato Charbel (Novo), por sua vez, encaminhou uma nota à imprensa na qual acusa Daniel Coelho de desespero. "Me colocar no mesmo pacote de Mendonça e Campos só mostra o quanto Daniel está perdido. Primeiro, minha candidatura é a única de direita de verdade, diferente dos demais. O presidente de honra do partido de Patrícia, Ricardo Teobaldo, é do Centrão de Brasília. Somos a única candidatura do único partido que por opção não torra milhões de dinheiro público com propaganda eleitoral, já que recusamos a verba dos fundos partidário e eleitoral. Estamos firmes na disputa pela prefeitura, bastante confiantes e otimistas, e crescendo nas pesquisas, o que mostra que Daniel está desatualizado mais uma vez", cravou.

A assessoria de imprensa de Mendonça Filho foi procurada para comentar as declarações de Patrícia e Daniel, mas não encaminhou resposta à reportagem até a publicação desta matéria.

IBOPE

A terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para as eleições 2020 no Recife serão divulgados nesta quinta-feira (29). Em sua segunda rodada, apresentada no último dia 15, o levantamento mostrou o candidato João Campos com 33% das intenções de votos, seguido por Mendonça Filho, com 18%, Marília Arraes, com 14% das menções, e a Delegada Patrícia, com 13%. Os demais postulantes não ultrapassaram 1% das citações dos entrevistados.

Na ocasião, a pesquisa também apontou a Delegada Patrícia como o nome mais forte na disputa de um eventual segundo turno contra João. De acordo com o estudo, a policial tem 39% das intenções de voto na simulação, enquanto o socialista aparece com 44% das citações. O cenário aponta que os dois estão tecnicamente empatados, uma vez que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Nas outras simulações de disputa de segundo turno com João, Mendonça teria 33% dos votos e o deputado federal 48%. Com Marília, a petista recebeu 33% das menções e o filho do ex-governador Eduardo Campos, 44%.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias