O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu indicar o atual ministro da Secretaria Geral, Jorge Oliveira, para a vaga que será aberta com a aposentadoria do ministro pernambucano José Múcio Monteiro no Tribunal de Contas da União (TCU). As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Oliveira era o mais cotado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), após o ministro e decano da Corte, Celso de Mello, anunciar a antecipação de sua aposentadoria. No entanto, Bolsonaro escolheu o desembargador piauiense Kassio Nunes.
De acordo com Lauro Jardim, toda a articulação para a nomeação de Oliveira foi feita nos últimos dias. E já foi comunicada por Bolsonaro ao próprio Mucio na sexta-feira (2), quando o ministro avisou que se aposentará no dia 31 de dezembro, mas vai protocolar o pedido nesta semana. O anúncio oficial da decisão do presidente acontecerá em breve.
Ao antecipar formalmente sua saída, José Mucio libera Bolsonaro para enviar o nome de Oliveira para ser sabatinado pelo Senado. Há a possibilidade que Jorge seja ouvido pelo Senado na mesma época da sabatina de Kassio Nunes, ou seja, em novembro.