O candidato a prefeito do Recife pela coligação “Recife Acima de Tudo” (DEM, PTB, PTB e PL), Mendonça Filho (DEM), prometeu recolocar o Recife na liderança do turismo no Nordeste, se eleito. Ao lado da candidata a vice em sua chapa, Priscila Krause (DEM), o democrata participou de reunião com o trade turístico na noite desta terça-feira (13) e recebeu um documento com as demandas do setor.
De acordo com o candidato, o turista chega à capital pernambucana apenas para se deslocar para outros destinos, como o Litoral Sul ou o arquipélago de Fernando de Noronha. “Temos de criar um ambiente a favor do empreendedorismo, cooperativo com quem produz, o que inclui a área turística e cultural. A atual gestão persegue quem produz, só sabe cobrar imposto e taxa. Isso não é viável e tem de acabar para que o Recife volte a ser líder no turismo no Nordeste”, disse Mendonça.
No encontro, realizado em um hotel em Boa Viagem Zona Sul e que contou com a participação de órgãos como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), Associação Brasileira de Agentes de Viagens em Pernambuco (Abav-PE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE) e Recife Convention & Visitors Bureau, entre outras, Mendonça Filho ressaltou a importância de que os turistas fiquem mais tempo no Recife, antes ou depois de irem a outros destinos. Para isso, segundo ele, é necessário requalificar os principais pontos turísticos da cidade, que estão hoje abandonados pela atual gestão.
Mendonça afirmou que, entre as suas propostas, está a de criar opções de estadia em que os turistas comprem pacotes casados, ou seja, de alguns dias na capital combinado com períodos em outro destino. “Cuidar da cidade é a base para que o Recife volte a ser atrativo. E o Recife sempre falou para o Brasil, mas está largado, no fundo do poço. No mundo todo, o mecanismo de criar combos e otimizar o tempo do turista em várias cidades próximas, é possível. Mas precisamos oferecer uma cidade limpa, segura. Recife precisa ser recuperada”, explicou.
Entre as principais propostas do programa do ex-ministro da Educação para o turismo recifense, estão a requalificação, iluminação e reordenamento das orlas de Boa Viagem e do Pina, além de recuperação do casario antigo e de equipamentos como os mercados públicos, museus, os teatros de Santa Isabel e do Parque e as pontes históricas. No Bairro do Recife, além do investimento na Rua do Bom Jesus, Mendonça Filho quer fazer um centro de convenções de médio porte, para atrair o turismo de negócios para a área central da capital. “Todo turista quer visitar o centro das cidades que vai. Mas o Centro do Recife está sujo, acabado. Temos de recuperar nossa vocação turística na área de serviços”, ressaltou.
Outra proposta da chapa é estender os horários de todos os equipamentos culturais e turísticos sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife, uma demanda antiga do setor. A promoção de eventos que valorizem a cultura recifense e mostre que não há apenas as praias do Litoral Sul para o turista visitar é outro ponto importante a ser explorado em sua gestão, de acordo com o candidato. “Reafirmar a importância do Recife como símbolo cultural. Hoje, perdemos espaços para capitais de estados vizinhos, como Fortaleza e Salvador. É um desperdício do nosso potencial”, afirmou. “O Recife deve liderar o turismo no Nordeste.” Para isso, ainda segundo Mendonça Filho, é preciso também requalificar e treinar constantemente os agentes turísticos, dando espaço, principalmente, para a formação da juventude nesse esforço de geração de empregos no setor.
Na manhã desta terça-feira (130, Mendonça Filho cumpriu agenda no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Na conversa com o presidente do órgão, desembargador Frederico Neves, o democrata reforçou a importância combater o compartilhamento de notícias falsas junto à Justiça Eleitoral, tendo em vista que a campanha eleitoral 2020 tem sido muito explorada nas redes sociais em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Segundo a coligação, Mendonça Filho vem sendo alvo de notícias falsas desde quando assumiu a gestão do Ministério da Educação (MEC), em 2016, e, na campanha eleitoral deste ano, também vem sendo atacado nas redes sociais com a disseminação de conteúdos falsos, incluindo memes e vídeos. No entanto, a Justiça Eleitoral tem realizado uma fiscalização rigorosa nas plataformas e ordenado a retirada de postagens mentirosas contra o democrata.