Oscar Barreto oficializa nesta quinta dissidência no PT e apoio a João Campos (PSB)

Oscar integra uma ala do PT contrária à candidatura de Marília e que tentou viabilizar a manutenção da aliança entre a sigla e o PSB na eleição do Recife neste ano
Luisa Farias
Publicado em 14/10/2020 às 0:21
Por quatro décadas milito no PT, nunca vi tempos tão obscuros no Partido, uma inversão de valores", diz Oscar Barreto no pedido de afastamento enviado à Gleisi Hoffman Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK


 

Arte: JC - Eleições 2020

O secretário de Saneamento do Recife Oscar Barreto (PT) deve oficializar um movimento de dissidência dentro do PT - que tem como candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) - para declarar apoio ao candidato do PSB João Campos. Está marcada uma coletiva, que deve ser online, para o anúncio da dissidência na próxima quinta-feira (15). 

Oscar integra uma ala do PT contrária à candidatura de Marília e que tentou viabilizar a manutenção da aliança entre a sigla e o PSB na eleição do Recife neste ano. Esse grupo é composto ainda por nomes como o candidato a vereador do Recife e ex-vereador, Osmar Ricardo (PT) e o vereador do Recife e ex-prefeito João da Costa (PT). 

>> Marília Arraes sobe o tom contra o PSB e seu adversário João Campos

"A nossa posição é clara sobre a campanha da candidata e nós vamos fazer isso (coletiva) chamando todo mundo para falar o que a gente está pensando dessa campanha", disse Oscar. 

Já o senador Humberto Costa (PT), um dos principais defensores da permanência do PT na Frente Popular - coligação na qual se elegeu senador em 2018 ao lado de Paulo Câmara (PSB) - tem dado sinalizações de aproximação com Marília Arraes. Essa movimentação tem irritado membros do grupo pró-aliança. 

Humberto esteve em uma carreata de Marília no último sábado (10) na Zona Norte, acompanhando o seu filho Henrique Costa (PT), candidato a vereador, que tem participado de outras agendas de Marília. Ela, inclusive, esteve presente na inauguração do comitê de Henrique na noite desta terça-feira (14). 

"Estamos aqui na inauguração do comitê de #HenriqueCosta13130, nosso candidato a vereador do Recife, ao lado de #MariliaPrefeita. O PT tem um legado construído na nossa cidade! E vai restaurá-lo!", publicou Humberto em seu Twitter. 

Questionado se Humberto integraria essa dissidência no PT, Oscar Barreto disse que o senador "vai fazer o que ele acha que tem que fazer". "Ele tem noção das responsabilidades dele, foi o (senador) mais votado da coligação (em 2018). Nós vamos fazer a nossa parte", completou. 

O presidente do diretório municipal do PT do Recife, Cirilo Mota, diz considerar a posição de Oscar "democrática", assim como o "processo de qualquer militante" do partido. Cirilo afirma que fato semelhante ocorreu nas eleições de 2018 com a própria Marília. Após ter sua candidatura a governadora rifada pelo PT em prol de uma aliança com o PSB a nível nacional, ela decidiu apoiar a então candidata Dani Portela (PSOL) para o governo e Silvio Costa (Republicanos, na época no Avante) para o senado, e não Humberto Costa. 

"Em 2018 a gente teve uma posição de Marília de não apoiar, mesmo o Diretório Nacional tendo decidido apoiar Paulo Câmara, ela tomou uma decisão de não apoiar. A gente tem que respeitar, entender que tanto foi natural com Marília como pode ser natural para Oscar. No processo que ocorreu em 2018 Marília não apoiou Paulo câmara e não fez campanha para Humberto", disse Cirilo, que também foi a favor da aliança com o PSB na eleição do Recife neste ano. 

Marília tem rechaçado qualquer discussão sobre questões internas no PT contrárias a sua candidatura, segundo ela, já superadas, e que desviam o foco do debate sobre as propostas para a cidade. "O povo do Recife não quer saber de picuinha nem desse tipo de questão. Essa é uma página virada, nossa candidatura já foi definida na verdade desde março e ratificada em convenção eleitoral. Acho que o que interessa agora para o povo do Recife são os projetos que a gente apresenta, da realidade do Recife que a gente mostra, então questões partidárias, questões internas não são interessantes", disse a candidata na última sexta-feira (9) em sabatina da Rádio CBN Recife.  

Portal da Participação

A candidata lançou nesta terça (14) o "Portal da Participação", uma plataforma online para a interação dos eleitores com a sua campanha, através de financiamento coletivo e entrega de material da campanha por delibery. 

"Nas agendas, muita gente me diz que quer ajudar, participar. Pensamos numa forma de viabilizar isto, dando ainda mais espaço pra participação popular, pois é isso o que estamos fazendo desde o início do ano quando lançamos o Recife Cidade Inteligente", disse Marília. 

TAGS
eleiçõesSJCC eleições 2020 Marília Arraes João Campos PT
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory