Os candidatos a prefeito do Recife, João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), participaram de um debate promovido pela TV Jornal nesta terça-feira (24). Por quase duas horas, os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas ao eleitor. O interesse do público pelo confronto entre os candidatos pode ser medido através do sucesso do debate no meio digital.
Confira o debate:
Além da transmissão ao vivo na TV Jornal, o debate entre João Campos e Marília Arraes também pode ser acompanhado por outras plataformas digitais do SJCC. No Youtube, somando a audiência dos canais da TV Jornal, TV JC e Rádio Jornal, o debate obteve, até a publicação desta matéria, cerca de 55 mil visualizações ao todo, contando com um pico de quase 10 mil espectadores simultâneos.
O confronto entre os candidatos também estava disponível por meio de um player disponibilizado pela TV Jornal em seu portal e foi acompanhado por mais de 16 mil pessoas. Na transmissão realizada através do Facebook, a disputa entre Marília (PT) e João (PSB) registrou mais mais de 80 mil impressões, com mais de 11 mil comentários e um pico de quase 2 mil espectadores simultâneos.
A transmissão também foi disponibilizada ao vivo através dos sites da TV Jornal, Jornal do Commercio, Rádio Jornal e do Blog do Jamildo. Somando o número de visualizações obtidas pelos portais durante a realização do debate, cerca de 13 mil pessoas acompanharam o confronto entre os candidatos à Prefeitura do Recife.
A diretora de Estratégias Digitais do SJCC, Maria Luiza Borges afirma que o debate foi um sucesso na TV aberta e no digital. "Além de estarmos presentes em vários canais do Youtube e também em várias fanpages do Facebook, e no Twitter, fomos reproduzidos na homepage do UOL do SBT. Com isso, superamos os 13 mil espectadores simultâneos, com milhares de interações. E os números continuam crescendo. Esse grande serviço que a TV Jornal prestou aos recifenses está disponível para ser visto a qualquer momento", comenta.
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O cenário político das eleições municipais do Recife deste ano também é destacado pela diretora. "São candidatos do mesmo campo e que também são primos e seguem a mesma tradição politica, que foi iniciada por Miguel Arraes e continuada por Eduardo Campos, capazes de despertar o interesse nacional", observa.
Diretora de jornalismo da Rádio e TV Jornal, Mônica Carvalho fala sobre a importância de levar o debate para a TV aberta. "É o principal meio pelo qual as pessoas se informam. É pela TV aberta que a população tem informação de qualidade e de graça. Portanto, cumprimos nosso papel enquanto concessão pública, cujo dever é estar a serviço da sociedade, oferecendo informação de qualidade e a oportunidade de conhecer quais as propostas daqueles que pretendem governar a cidade pelos próximos quatro anos", afirma.
Mônica avalia que o sucesso do debate é reflexo do comportamento do eleitor. "Tanto no debate do primeiro turno, quando fomos a única TV a realizar debate, quanto agora, tivemos recordes de audiência, isso não só na TV aberta quanto no digital. Isso mostra que há um interesse sim, do eleitor, em conhecer o as propostas desses candidatos e o que eles têm a oferecer à cidade."
O diretor de Redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira, considera que a realização do debate nesta terça-feira (24) representa o fechamento de um ciclo. “Fizemos desde o primeiro turno, fomos a única emissora a realizar um debate em rede aberta de TV. Além de realizarmos sabatinas com todos os candidatos da Região Metropolitana. É um ciclo que se fecha, cumprimos nosso compromisso com o eleitor”, avalia.
O sucesso dos debates é visto de maneira positiva por Laurindo. “A boa audiência mostra que as pessoas estão sim interessadas em política. Hoje nós tivemos um debate com um bom nível, mesclando a troca de acusações com a apresentação de propostas. Cabe ao eleitor pegar o que convém ou interessa e tomar a decisão que lhe cabe”, afirma.
A grande repercussão da disputa entre Marília (PT) e João (PSB) no cenário nacional também foi observada pelo diretor de redação. O enfrentamento entre os primos foi destaque até mesmo fora de Pernambuco, onde o debate foi divulgado na página inicial do portal UOL, parceiro do SJCC. Através de suas redes sociais, o SBT também compartilhou a realização do confronto entre os candidatos à Prefeitura do Recife promovido pela TV Jornal. “Nessas eleições nós temos uma característica muito especial, já que é uma disputa de esquerda. Recife é uma cidade muito importante nacionalmente e que chama a atenção do país inteiro. Além disso, também temos uma disputa familiar, que não costuma acontecer no campo da esquerda. São elementos que atraem a atenção de todo o país para o nosso debate”, destaca Laurindo.
Apesar de ser o último debate no Recife realizado pelo SJCC, a cobertura das Eleições 2020 seguirá até o fim do dia do pleito. “Seguimos a cobertura até domingo. Acredito que demos uma contribuição importante para que os recifenses tomem sua decisão”, comenta Laurindo.
* Os dados foram coletados (cerca de) 15h10 do dia do debate. Portanto, são dados preliminares que podem sofrer alterações.
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