O candidato a prefeito do Recife pelo PSB, João Campos, se reuniu, nesta segunda-feira (2), com o presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), Marcos Baptista e assinou cartas compromisso com o plano Recife 500 anos e com o Programa Cidades Sustentáveis.
O primeiro documento apresenta um planejamento estratégico para a cidade até 2037, quando a capital pernambucana completará 500 anos. Já o segundo está estruturado em 12 eixos temáticos e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano.
>> João Campos promete ampliar em 100 km a malha cicloviária do Recife
>> Lideranças femininas ocuparão 50% dos cargos da Prefeitura do Recife, promete João Campos
Segundo João, é preciso planejar ações para reduzir desigualdades sociais no Recife. "Precisamos seguir alinhados com iniciativas como esses documentos. Nossa gestão terá o compromisso com as metas estabelecidas com o plano Recife 500 e, sem dúvida, vamos dialogar com a iniciativa para que possamos seguir as estratégias previstas, sempre promovendo ampla participação popular antes de qualquer processo decisório”, comentou.
O Plano Recife 500 Anos é composto por diretrizes, sínteses e 17 caminhos estratégicos que foram pensados para construir o Recife do amanhã. O documento apresenta seis grandes eixos: primeira infância, conexão de espaços públicos, água, infraestrutura, conectividade e transparência de informações.
A carta do Programa Sustentáveis estabelece que o próximo gestor firme o compromisso de fazer um diagnóstico com planos e metas, redução da desigualdade, criação de Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), melhorias que atendam a Lei de Acesso à Informação, combate à corrupção, utilização de plataformas do Programa Cidades Sustentáveis e adesão ao Pacto pelo Clima e Energia.