O plano de governo do candidato Alemão e seu vice Vinho (PMB) apresenta ideias para uma cidade "desenvolvida e harmônica". No eixo da gestão administrativa, o plano propõe uma restruturação organizacional para trabalhar de forma integrada com todas as secretarias da administração municipal. Além disso, o projeto frisa a necessidade da valorização e qualificação dos servidores municipais, ofertando cursos e oficinas. O candidato também quer implantar sistema de avaliação anual dos servidores municipais.
Quando se trata de Saúde, o plano governamental de Alemão promete a construção, reforma e revitalização dos postos de saúde e da maternidade do município; a implantação do sistema de informatização integrado de informações para elaborar histórico do paciente; aquisição e melhoria dos equipamentos e instrumentos utilizados pelos profissionais de saúde na assistência à saúde e capacitação permanente de todos os profissionais de saúde.
Já na Educação, o candidato propõe a implantação de escolas integrais com laboratórios de informática; criação de uma política de integração entre as escolas particulares e do município e Construção, reforma, ampliação e acessibilidade às creches do município.
Para o Turismo e Esporte, o plano prevê a construção, manutenção, reforma e revitalização dos espaços públicos de esporte (quadras e campos de várzea) e lazer (praças e jardins) da cidade. Além disso, o candidato promete implantar programas de limpeza e preservação das praias do município e a construção e reordenamento de quiosques padronizados, calçadas e pistas exclusivas para ciclovias e medidas de contenção do mar.
Na Cultura, o plano de governo propõe a construção, manutenção, reforma e revitalização dos espaços públicos de artes (teatro e cinema); valorização dos artistas da cidade através de apoio financeiro aos projetos artísticos e fomentar e investir nos munícipes com talentos artísticos.
No eixo Segurança Pública, o plano inclui a aquisição de viaturas, equipamentos e vestuários aos guardas municipais. Além disso, o governo pretende implantar o projeto Posto de Segurança Municipal Integrado integrando a Guarda Municipal, a Polícia Militar e eventualmente a Polícia Federal.
O plano de governo do candidato e de seu vice Robertson (PSDB) prevê, para a área da Saúde, a revitalização, ampliação e estruturaçãodas Unidades de Saúde da Família. Além disso, o plano promete intensificar e melhorar o atendimento médico especializado aos doentes crônicos em suas residências. O candidato também propõe implantar o Hemocentro Municipal e ter uma frota de ambulâncias de todo o município, inclusive nas Praias, Maranguapes, Paulista Tradicional.
Para a Educação, o candidato promete garantir merenda escolar de qualidade; revitalizar as unidades escolares de acordo com as necessidades; capacitar e valorizar periodicamente os profissionais da educação e melhorar o transporte escolar.
No tema Segurança, o candidato propõe que medidas como reativar Postos Policiais; reestruturar o sistema de monitoramento por camêras e extender a rede de iluminação pública são importantes para que se tenha "tranquilidade para todos".
Na Cultura e Esporte, o plano de governo do canditato prevê a criação do Centro Cultural e Poliesportivo de Paulista e apoiar os artitas locais, tanto da cultura quanto do esporte.
Para o Meio Ambiente, o plano promete um projeto de conservação de matas ciliares e recuperação de nascentes da zona rural e da zona urbana; implementação do projeto de coleta seletiva de lixo, inclusive lixo eletrônico, e fortalecer a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Nena se posicionou favorável à decisão do TRE-PE da suspensão da campanha, tendo em vista o alerta da possibilidade de uma nova onda do coronavírus com o aumento de casos. "Sabemos que nesse momento, como candidato a prefeito, a necessidade do corpo a corpo com o eleitor, trazendo algumas dificuldades nas caminhadas, passeatas e outras formas de fomentar a nossa eleição. Contudo, tenho a certeza e convicção que nesse instante prevalece todo o cuidado e prevenção para que esses índices se mantenham dentro do padrão de controle pelos órgãos de saúde".
A proposta de governo do Delegado Gilderley (PRTB) e seu vice Emanuel Guedes (PRTB) "Construção de uma cidade para se orgulhar" é dividida em cinco eixos, tendo a inovação da gestão como mais importante do documento.
Na proposta de maior transparência, gestão participativa, eficiente, e informatizada, garantindo qualidade de vida para os paulistenses, o candidato trata no eixo de Gestão Inovadora.
Para ter uma Cidade Sustentável, o que estimula é a informatização dos sistemas com a criação de um cartão "Paulista saudável", atendimento médico especializado para mulher, idosos e crianças.
Na Cidade Educadora, a interligação de todo o sistema educacional é um dos pontos mencionados no documento, além do fortalecimento do conselho escolar, implantação do centro de formação profissional com qualificação, emprego e renda para os paulistenses.
>> Veja na íntegra a proposta de governo do Delegado Gilderley
Com o objetivo de ter uma Cidade Segura, a Guarda Municipal armada é uma das propostas que tange o plano de governo de Gilderley, junto ao reconhecimento facial, processamento de imagens, ampliação dos pontos de iluminação.
Acessibilidade, mobilidade, emprego e renda, vida noturna da cidade, programa de regularização fundiária e saneamento, projeto orla legal, áreas de risco, sinalização viária, transporte complementar, requalificação urbana, turismo, assistência social, mulheres e inclusão social, são pontos que permeiam o eixo Cidade Inteligente/Sustentável.
No eixo da Gestão Pública, o projeto do candidato e de sua vice Cleide Andrade (PSOL) lista quatro pontos importantes no novo modelo. De acordo com o projeto, é importante a "compreensão do capital social como fator indispensável ao desenvolvimento; fim do modelo de gestão pública gerencial, pautado pela unilateralidade das decisões; atribuição social e econômica como sendo uma construção coletiva assentada em redes e o fortalecimento da horizontalidade na gestão pública e ampliação massiva da participação popular".
Já para a Saúde, o candidato diz em seu plano de governo que Paulista precisa de "um plano sistemático que busque, gradualmente, ampliar o acesso aos serviços de saúde para todos, de forma qualificada e justa; que tenha controle dos gastos e conhecimento amplo das necessidades específicas de cada unidade e que busque, incansavelmente, extrair todas as potencialidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para a garantia do bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população".
Quando se trata de Educação, o projeto propõe a modernização das modalidades ensino, "inserindo crianças e jovens à revolução tecnológica e às novas práticas de obtenção do conhecimento e construção do pensamento crítico".
No Meio Ambiente, o candidato defende o aperfeiçoamento da fiscalização ambiental; formação de educadores ambientais e gestã de Unidades de Conservação.
No Turismo, a proposta é colocar Paulista na rota turística do Brasil ao longo da próxima década. O objetivo central da Cultura é a proteção do passado e garantia de condições para autonomia das manifestações culturais com respeito às diferenças e valorização da identidade.
No quesito Mobilidade Urbana, o incentivo é a priorização de modos não motorizados e dos transportes públicos coletivos, uma nova gestão de tarifas de transporte e integração de políticas de desenvolvimento urbano.
Para o Desenvolvimento Econômico, as propostas são voltadas para o setor primário, secundário, terciário. Já no Desenvolvimento Urbano, para o crescimento da cidade a partir dos desafios do presente.
Com a proteção social, à família, maternidade, infância, adolescencia e velhice; habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência, participação da população por meio de organizações representativas é que se dá o eixo das Políticas Sociais.
Para a Ordem Pública, a implementação de um Sistema Único de Segurança Pública e da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, para que seja possível encontrar alternativas práticas para superar os entraves históricos da cidade.
O plano de governo do candidato a prefeito Francisco Padilha (PSB) e seu vice Robertinho Couto (PSB), que compõem a coligação "Paulista com nossa cara" é dividido em 13 eixos.
Para a Educação, a implantação de oito novos centro municipais de educação e desenvolvimento infantil, construção de uma política municipal de formação de leitores, ampliação de turmas da Educação de Jovens e Adultos no combate ao analfabetismo no município são pontos que tangem o eixo do plano de governo.
Na Saúde, a implantação de um prontuário eletrônico único em todas as unidades de saúde, para promover agilidade no atendimento e segurança das informações; garantia das condições de acessibilidade das unidades de saúde considerando a estrutura física e o corpo de profissionais, fortalecimento da educação permanente em saúde, reconhecendo a formação como um dos pilares para qualificação do serviço prestado aos usuários.
Já para a Juventude, as propostas permeiam a criação de mais oportunidades para a profissionalização da juventude, organização de festivais, realização de campanhas e ações que estimulem oportunidades de formação, criação de mecanismos e estratégias que estimulem o desenvolvimento do empreendedorismo juvenil.
Por sua vez, o Turismo terá a elaboração de um plano municipal que atenda todos os requisitos legais e com atenção especial às novas questões que orientam as atividades, o desenvolvimento de um amplo programa de requalificação dos equipamentos turísticos do município, realização de campanhas de divulgação com engajamento dos jovens.
Na Cultura, a elaboração de um inventário cultural, desenvolvimento de projetos e ações públicas destinadas à valorização da cultura, apoio do Festival Literário do Paulista são propostas que o candidato pretende realizar.
Para Assistência e Promoção Social, as propostas são relativas à implementação de um programa Jovem Aprendiz priorizando os jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, criação do fundo municipal da pessoa idosa, instituição e garantia das condições de operacionalização da gerência, criação do conselho e fundo municipal de igualdade racial.
Já na Mobilidade, os objetivos são redefinir a gestão dos modais do transporte público coletivo e individual, informatizar os processos vinculados à Secretaria, instalar 80km de ciclofaixas e ciclovias, aumentar a capacidade de fiscalização eletrônica via sistema de videomonitoramento.
>> Veja na íntegra o plano de governo do candidato Francisco Padilha
Para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, os propósitos são o fomento do empreendedorismo de base tecnológica, criação de políticas públicas de incentivo à produção agrícola, cadeia produtiva da pesca artesanal, maricultura e piscicultura; reativação do conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável.
No Meio Ambiente, a criação de uma brigada vinculada à unidade de monitoramento ambiental das unidades de conservação e Zona Costeira é um dos pontos da proposta, além da promoção e instalação de eco barreiras nos canais de drenagem, o fortalecimento do projeto de arborização urbana da cidade, com o projeto "Arbora".
No quesito Segurança, o aumento do efetivo da Guarda Municipal, a integração das ações de monitoramento com a Polícia Civil e Militar, investimento em tecnologias alternativas para prevenção e redução da criminalidade, criação de projetos de proteção aos jovens em situação de vulnerabilidade e combate a violência contra mulheres e minorias são pontos propostos no eixo de segurança.
Para a Infraestrutura Urbana, as propostas são a revitalização das vias pavimentadas, reestruturação das praças e parques urbanos, desenvolvimento de parcerias com outras instâncias do poder público com o objetivo de ampliar e requalificar a estrutura viária.
Na Gestão Administrativa e Financeira, os objetivos são concluir a construção do Centro Administrativo Municipal, ampliar canais de diálogo e participação da comunidade, digitalizar procedimentos e processos com foco na agilidade e redução dos custos.
Por sua vez, a Atenção às Mulheres será voltada para a garantia do apoio institucional a empreendimentos de economia solidária apresentados por associação de mulheres, criação de programas de atenção integral à saúde da mulher, reforço do trabalho de combate as diferentes formas de violência contra as mulheres com a criação do programa "Maria da Penha em toda parte".
O plano de governo da coligação "Avante Paulista" com o slogan "Vamos juntos devolver Paulista aos paulistenses" do candidato a prefeito Geraldo Pinho Alves (Avante) e do seu candidato a vice Marcio Gomes (Avante) é dividido em oito eixos.
No quesito Educação, a prioridade é o investimento na rede de ensino infantil e fundamental, promoção de cursos de capacitação profissional, construção de creches públicas, enfrentamento aos fatores de evasão escolar, principalmente nos alunos jovens e adultos.
Para a Saúde, as propostas são referentes a ampliação do atendimento de especialistas no Centro de Saúde, postos de saúde funcionando 24 horas, construção de uma maternidade municipal, promoção e capacitação dos servidores e profissionais de saúde para garantir a melhoria e humanização do atendimento.
Na Segurança Pública, os objetivos são a ampliação da parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco, construção de um centro de apoio a mulheres que estão na proteção da Lei Maria da Penha, aumento do efetivo da Guarda Municipal e preparo para que os agentes possam portar arma de fogo.
Já na Assistência Social, a ampliação e ofertas de cursos e oficinas, implantação da escola municipal e gestão da cidadania, projeto Tenho Nome e Sobrenome, que busca parcerias com cartórios, tribunais de justiça e bancos para que as famílias possam ter todos os documentos.
>> Veja na íntegra o plano de governo do candidato Geraldo Pinho Alves (Avante)
O apoio às micro e pequenas empresas, incentivo a implantação de escolas técnicas profissionais focadas na vocação do município, incentivo a instalação de novas unidades industriais e comerciais na cidade são propostas que estão no eixo de Emprego, trabalho e renda.
No Turismo, cultura, esporte e lazer, a promoção de eventos esportivos de diversas modalidades, investimento em projetos para melhorar o sistema de Resíduos Sólidos e Saneamento da orla, atrair investidores da construção civil para investir na orla são propostas mencionadas no eixo.
Já na Agricultura e meio ambiente, as propostas são a aquisição de equipamentos e construção de uma sementeira municipal, para distribuição de mudas e plantas nativas, preservação de áreas mananciais, promoção da regularização fundiária de áreas já ocupadas, garantia do acesso da população com renda de até três salários mínimos nos programas habitacionais.
Para a Infraestrutura e transporte, a reforma e adequação de praças públicas, pavimentação de setores industriais, aquisição de veículos para as equipes de saúde da família, recapeamento das ruas e avenidas são propostas que também estão citadas no eixo.
Geraldo Pinho Alves afirmou ter notado o aumento de pessoas contaminadas pelo coronavírus durante a campanha e disse que a ação é plausível. "Acho necessário se é para o bem da saúde da população. A gente fica com receio e ao mesmo tempo eu vejo a população cada dia mais aumentando a quantidade de contaminados", afirmou, sobre suspensão da campanha eleitoral pelo TRE-PE.
Promotora Maria Aparecida (PSD)
O plano de governo da candidata Promotora Maria Aparecida (PSD) não consta publicado no DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sobre a decisão do TRE-PE da suspensão da campanha em decorrência da pandemia do coronavírus, a candidata lembrou que as normas determinadas por lei federal já estão sendo mantidas. "Ele (o presidente do TRE-PE, Frederico Neves) fez muitas restrições. Nós de Paulista, pelo menos até que provem ao contrário, mas vou afirmar por mim, paralisamos a circulação do nosso único veículo de som. Agora, o contato vai ser muito distante, não tem mais aquele clima de campanha".
O plano de governo do candidato a prefeito de Paulista pelo PTB, Ramos, e seu candidato a vice, Felipe do Veneza (DEM) que compõem a coligação "Renova Paulista com fé e trabalho" é dividio em quatro eixos principais que são destrinchados com as propostas a partir dos objetivos do plano.
No eixo Políticas Sociais, as propostas são referentes à saúde em primeiro lugar, educação de qualidade, bem estar da população, segurança pública reforçada, esportes para todos, ações para pessoas da terceira idade, cultura e lazer, ações para pessoas com mobilidade reduzida, ações para crianças e adolescentes, juventude e cidadania das mulheres.
No quesito das Políticas Urbanas, a gestão ambiental, melhoras habitacionais, pavimentação urbana, trânsito, transporte e acessibilidade, saneamento básico, arborização urbana, planejamento e controle urbano são pontos que permeiam as propostas.
>> Veja na íntegra o plano de governo do candidato Ramos (PTB)
Já no Desenvolvimento Econômico, o estímulo é baseado no incentivo à pesca e cultura local, economia solidária, fomento ao comércio local, turismo e desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e emprego e estímulo ao empreendedorismo.
Por sua vez, na Gestão Democrática o investimento no servidor, humanização, tecnologia da informação, transparência na gestão participativa, poder local e participação popular e austeridade administrativa são disposições também colocadas no plano de governo.
Com quatro eixos, o programa de governo do candidato Sérgio Leite (PP) e do seu candidato a vice Pastor Hélio Roberto (PP) que fazem parte da coligação "Paulista pode mais" é baseado na melhoria e qualidade de vida da população de Paulista.
Na Gestão Pública, com slogan da eficiência, transparência e participação social, o eixo trabalha com as possibilidades na gestão de RH, valorizando o servidor municipal; governança, desenvolvendo e integrando as secretarias e conselhos no processo de gestão planejada; comunicação com o cidadão, a partir da implantação do sistema de atendimento ao cidadão e educação cidadã, com a plataforma digital da escola de gestão pública do Paulista.
No quesito Desenvolvimento Urbano, que operam na perspectiva da infraestrutura, habitação e transporte com qualidade a partir de propostas que permeiam pontos referentes a habitação, mobilidade e meio ambiente.
>> Veja na íntegra o plano de governo do candidato Sérgio Leite (PP)
Já no Desenvolvimento Social, as propostas perpassam a saúde, com a construção de uma maternidade no município; segurança, com maior capacitação da Guarda Municipal; educação, construindo centros de educação infantil em parceria com o governo federal; cultura, com a captação de recursos para a Secretaria; esportes e lazer, fortalecendo a educação esportiva na rede municipal de ensino; inclusão social, com a promoção de políticas públicas e projetos para o atendimento de grupos minoritários e assistência social, com a revisão dos serviços de proteção social básica através do CRAS.
Por sua vez, o Desenvolvimento Econômico visa propostas para o trabalho e renda, a partir de projetos para instalação de novos empreendimentos industriais; no turismo, com a qualificação e estruturação do conselho municipal de turismo; na economia solidária, implantando plataformas digitais para o desenvolvimento da Economia Solidária no município.
O candidato Yves Ribeiro (MDB) teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o DivulgaCand, a candidatura está com recurso para deferimento. "Candidato não regular e com pedido de registro julgado indeferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior", diz a situação no site do TSE.
Mesmo com a candiadatura indeferida, Yves pode continuar realizando todos os atos relativos à campanha até o trânsito final do julgamento.