Atualizada às 20h33
Os 39 vereadores eleitos do Recife tomam posse nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, no plenário da Câmara de Vereadores da capital pernambucana para o mandato de 2021 a 2024. A cerimônia foi conduzida pela vereadora mais votada na eleição, Dani Portela (PSOL), que obteve 14.114 votos, e se tornou a primeira mulher negra da história da Casa de José Mariano a conduzir a posse.
>> Acompanhe ao vivo a posse do prefeito eleito do Recife, João Campos, na Câmara de Vereadores
>> Eleições 2020: confira os vereadores eleitos no Recife
Acerimônia foi presencial, mas com um público restrito para evitar aglomerações, e com a adoção dos protocolos sanitários de prevenção à covid-19. Cada vereador eleito pôde levar apenas um convidado ao local. Os parlamentares ficaram nas cadeiras do plenário e os convidados nas galerias. Mas chamou atenção a presença da deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) no plenário da Casa sem utilizar máscara. O vereador reeleito Fred Ferreira (PSC), correligionário de Clarissa, também ficou sem máscara por alguns momentos.
>> Usar máscara poderia evitar 130 mil mortes nos EUA, aponta estudo
Dani Portela abriu os trabalhos da sessão solene e em seguida, a segunda vereadora mais votada da eleição municipal, Andreza Romero (PP,), que recebeu 13.249 votos, fez um breve pronunciamento antes de fazer a chamada regimental dos vereadores eleitos.
"Gostaria de cumprimentar todos os vereadores, todos os funcionários dessa casa legislativa, os convidados aqui presentes, agradecer ao meu marido, o ex-vereador do recife a atualmente deputado estadual Romero Albuquerque e por fim cumprimentar o prefeito João Campos e a vice-prefeita Isabella de Roldão desejando que vocês possam fazer o melhor mandato para a história do Recife, inovando e realizando ações para toda a população e para os animais", afirmou a vereadora eleita.
O terceiro mais votado na eleição, o Pastor Júnior Tércio (Podemos), com 12.207 votos, recebeu os diplomas e as declarações de bens dos vereadores eleitos.
Depois, Dani Portela fez a leitura do juramento, repetida pelos vereadores: "Invocando a proteção de Deus, prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República Federativa do brasil, a do estado de Pernambuco e a Lei Orgânica do município do Recife, observar as demais leis, promover o bem coletivo, a igualdade social e exercer o meu mandato sob a inspiração das tradições democráticas, históricas, libertárias e heroicas do bravo povo recifense".
Por fim, a vereadora mais votada fez o seu discurso, dando fim aos trabalhos da cerimônia de posse. "Para cada parlamentar negra e negro eleitos nesse país, para o povo preto, esse é um discurso de reintegração de posse dos territórios políticos desse País", iniciou Dani.
A psolista defendeu que a cada quatro anos os vereadores eleitos tem a oportunidade de buscar a melhoria da vida das pessoas da cidade do Recife. "Uma cidade mais justa e igualitária para as pessoas, que tenha menos prédios e mais áreas verdes, que os rumos da nossa cidade não sejam mais debatidos e discutidos sem a ampla participação da sociedade civil, pelo poder popular, uma cidade que seja melhor e mais segura para o povo preto, para as mulheres, para a populaão LGTQIA+, para as crianças, para os jovens e para os idosos. Uma cidade que inclua as pessoas com deficiência, de religiosidades e credos diversos. É essa cidade que nós queremos", disse.
Ela também da sua trajetória e das bandeiras defendidas durante a sua vida pública. "Eu sou Dani Portela, mulher, negra, feminista, socialista, eu sou filha por adoção de um ex-preso político da ditadura militar brasileira que devido as torturas sofridas não pode gerar mais filhos, dai a minha adoção. Eu sou filha do processo de redemocratização do Brasil e eu não podia estar aqui nesse lugar sem lembrar da memória dos presos e dos desaparecidos políticos da ditadura militar brasileira que a gente não pode esquecer", disse.
Por fim, Dani Portela lembrou da memória da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada em março de 2018 junto com o seu motorista Anderson Gomes. O crime segue sem ser solucionado. "A última fala da vereadora no plenário foi 'Não silencie a voz de uma vereadora eleita, de uma mulher negra', poucos dias depois Marielle foi morta e teve a sua voz silenciada", afirmou Dani. "Tiraram uma flor do nosso jardim, podem tirar uma, duas ou três, mas não vão conseguir deter a primavera inteira. A primavera chegou e a primavera somos nós", completou a vereadora.
Dos vereadores eleitos para a próxima legislatura, dois deles serão nomeados secretários da Prefeitura do Recife. Rodrigo Coutinho (SD) vai comandar a Secretaria de Esportes e Carlos Muniz (PSB), a Secretaria de Governo e Participação Social. Com isso, os suplentes Professor Mirinho (SD) e Rinaldo Junior (PSB) assumem como vereadores.
Veja os nomes dos vereadores eleitos:
DANI PORTELA (PSOL) - 14.114 votos
ANDREZA ROMERO (PP) - 13.249 votos
PASTOR JÚNIOR TÉRCIO (PODE) - 12.207 votos
ERIBERTO RAFAEL (PP) - 11.938 votos
ROMERINHO JATOBÁ (PSB) - 11.500 votos
DAVI MUNIZ (PSB) - 10.498 votos
HELIO GUABIRABA (PSB) - 10.393 votos
ADERALDO PINTO (PSB) - 10.062 votos
FELIPE FRANCISMAR (PSB) - 10.037 votos
CHICO KIKO (PP) - 9.194 votos
SAMUEL SALAZAR (MDB) - 9.188 votos
CARLOS MUNIZ (PSB) - 8.586 votos
NATÁLIA DE MENUDO (PSB) - 8.424 votos
FRED FERREIRA (PSC) - 8.407 votos
ALCIDES TEIXEIRA NETO (PSB) - 8.379 votos
RODRIGO COUTINHO (Solidariedade) - 8.359 votos
RENATO ANTUNES (PSC) - 8.104 votos
PROFESSORA ANA LÚCIA (Republicanos) - 7.901 votos
LUIZ EUSTAQUIO (PSB) - 7.889 votos
EDUARDO MARQUES (PSB) - 7.706 votos
WILTON BRITO (PSB) - 7.539 votos
JOSELITO FERREIRA (PSB) - 7.429 votos
ALMIR FERNANDO (PC do B) - 7.304 votos
MISSIONÁRIA MICHELE COLLINS (PP) - 6.823 votos
LIANA CIRNE (PT) - 6.819 votos
PROFESSOR JAIRO BRITTO (PT) - 6.635 votos
IVAN MORAES (PSOL) - 6.319 votos
JUNIOR BOCÃO (Cidadania) - 6.256 votos
PAULO MUNIZ (Solidariedade) - 5.908 votos
OSMAR RICARDO (PT) - 5.838 votos
MARCO AURELIO FILHO (PRTB) - 5.810 votos
DR TADEU CALHEIROS (PODE) - 5.610 votos
FABIANO FERRAZ (AVANTE) - 5.276 votos
FELIPE ALECRIM (PSC) - 4.681 votos
DILSON BATISTA (Avante) - 4.404 votos
ALCIDES CARDOSO (DEM) - 4.019 votos
CIDA PEDROSA (PC do B) - 3.697 votos
ZÉ NETO (PROS) - 3.278 votos
DODUEL VARELA (PSL) - 2.302 votos