Câmara dos Deputados

Arthur Lira anula bloco de Baleia Rossi e determina nova eleição para cargos da Mesa Diretora

Ele determinou que a Secretaria-Geral da Mesa faça novo cálculo da proporcionalidade partidária desconsiderando o bloco e a nova eleição será realizada nesta terça-feira (2)

Cadastrado por

Agência Câmara

Publicado em 01/02/2021 às 23:46 | Atualizado em 01/02/2021 às 23:50
Lira conseguiu 302 votos - CLEIA VIANA/CÂMARA DOS DEPUTADOS

No seu primeiro ato como presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), eleito nesta segunda-feira (1°), anulou a decisão de Rodrigo Maia que aceitou o registro do bloco do candidato Baleia Rossi e convocou nova eleição para esta terça-feira (2). O bloco foi registrado minutos após o fim do prazo determinado mas acabou sendo aceito por Maia. Lira afirmou que isso causou “vício insanável” à eleição da Mesa.

>> Com apoio de Bolsonaro, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara em primeiro turno

>> Emocionado, Rodrigo Maia se despede da presidência da Câmara

>> Com apoio de Bolsonaro e do PT, Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado

Ele determinou que a Secretaria-Geral da Mesa faça novo cálculo da proporcionalidade partidária desconsiderando o bloco e a nova eleição será realizada às 16h. O ato, segundo ele, marca o “respeito ao Regimento”.

“O então presidente da Câmara reconheceu, de forma monocrática, a formação do bloco apesar da evidente intempestividade, e contaminou de forma insanável atos do pleito como o cálculo da proporcionalidade e a escolha dos cargos da Mesa”, disse Lira.


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS