O jornalista Lauro Jardim publicou em sua coluna deste domingo (28), em O Globo, que o ex-presidente Lula estaria chateado com o posicionamento "independente" da deputada federal Marília Arraes (PT), em relação às determinações do partido. Segundo Lauro Jardim, Lula, que teve participação expressiva na campanha de Marília à prefeitura do Recife nas eleições de 2020, teria confidenciado a pessoas próximas que Marília merecia ser expulsa do PT.
Recentemente, Marília Arraes se lançou à Segunda Secretaria da Câmara dos Deputados, contrariando orientações do partido. A deputada ainda ficou do lado do presidente da Câmara, Arthur Lira, em relação à volta dos trabalhos da Casa pelo sistema híbrido, o que desagradou parte da bancada petista.
A assessoria de Marília Arraes informou que a deputada não vai se pronunciar sobre a nota publicada em O Globo "por não se tratar de uma informação oficial". O presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, Doriel Barros, informou através de sua assessoria de imprensa que também não vai se pronunciar sobre o assunto até que o PT Nacional se manifeste de maneira oficial. Segundo a assessoria o que há são "comentários paralelos, de bastidores, não sabemos o que é real e o que não é".