Eleições 2022

'Em 2022, serei candidato a deputado federal', diz Mendonça Filho

A declaração foi feita nas redes sociais, nesta segunda-feira (22), em resposta ao questionamento de um seguidor

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 22/03/2021 às 20:58 | Atualizado em 22/03/2021 às 21:18
Notícia
X

O ex-ministro da educação e ex-governador Mendonça Filho (DEM) revelou nesta segunda-feira (22) que tem planos de ser candidato a deputado federal nas eleições de 2022. A declaração foi feita nas suas redes sociais nesta segunda-feira (22), em resposta ao questionamento de um seguidor. "Meu planejamento é esse. Em 2022, serei candidato a deputado federal', diz Mendonça Filho.

>> ''Manipulações de Lula não vão apagar da história a corrupção nos governos do PT'', diz Mendonça Filho

>> 'Fragiliza ainda mais o nosso Poder Judiciário', diz Mendonça Filho sobre anulação de condenações de Lula

>> Mendonça Filho cobra posição de Geraldo Julio sobre indiciamento de ex-secretário de Saúde do Recife

Mendonça já exerceu dois mandatos de deputado federal, de 2011 a 2018. No último mandato na Câmara dos Deputados, licenciou-se do cargo para assumir como ministro da Educação no governo do então presidente Michel Temer (MDB). 

Ele também já foi vice-governador de Pernambuco nos dois governos de Jarbas Vasconcelos (MDB) entre os anos de 1999 e 2006. Em 2006, assumiu o governo após renúncia de Jarbas para disputar o Senado Federal. Antes disso, foi deputado estadual, de 1987 a 1995. 

PSB

Mendonça respondeu a uma série de perguntas dos seus seguidores do Instagram sobre temas diversos, a exemplo de dicas sobre como ingressar na política. Outra pergunta foi sobre como "tirar o poder das mãos do PSB".

Ele foi candidato à Prefeitura do Recife nas eleições de 2020 e ficou em 3º lugar, com 1.302.446 votos. João Campos (PSB) venceu a eleição depois de ir para o segundo turno com Marília Arraes (PT).

>> ''Somos a única opção para vencer PT e PSB'', diz Mendonça Filho no último guia eleitoral, antes do 1º turno

Em sua resposta, o ex-ministro lembrou que em 2022, o partido terá governado Pernambuco por 16 anos. Ele se refere aos governos de Eduardo Campos (PSB), de 2008 a 2014, João Lyra (na época no PSB) - que assumiu em 2014 depois que Eduardo renunciou para ser candidato a presidente - e Paulo Câmara, queencerra o seu segundo mandato no próximo ano.

Ele também mencionou a Prefeitura do Recife, que é governada por um governo do PSB ou do PT há 20 anos: João Paulo (PT; 2001 a 2008), João da Costa (PT), de 2009 a 2012, Geraldo Julio (PSB), de 2013 a 2020". Os dois partidos eram aliados nos dois primeiros governos do PT e romperam na eleição de 2012, mas o PT continuou com cargos no governo do PSB.

"A gente precisa colocar essa turma para fora no poder. A gente precisa de unidade das forças de oposição, cobrança e uma oposição firma por parte dos políticos e da própria população. Você como cidadão tem que exercer essa missão para que a gente possa vencer o processo eleitoral de 2022", afirmou Mendonça.

>> Em Pernambuco, grupo de oposição ainda não tem estratégia para enfrentar o PSB nas urnas em 2022

A oposição ainda não definiu qual estratégia irá adotar nas eleições de 2022 em Pernambuco, se lançará candidatura própria ou terá mais de um candidato para tentar forçar um segundo turno.  O candidato do PSB cotado para a disputa é o ex-prefeito Geraldo Julio, atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. 

Da oposição, surgem como possíveis candidatos os nomes dos prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), e de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). Há ainda outras lideranças como o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Daniel Coelho (Cid). 

 

Tags

Autor