Alta hospitalar

Olavo de Carvalho recebe alta e deixa hospital em São Paulo

Escritor bolsonarista estava internado desde o último dia 8 de julho, após sentir um "mal-estar súbito" durante um voo dos EUA para o Brasil

Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Luisa Farias

Publicado em 19/07/2021 às 9:18 | Atualizado em 19/07/2021 às 9:22
Olavo de Carvalho é considerado o 'guru' de Bolsonaro - REPRODUÇÃO DE VÍDEO/OLAVO DE CARVALHO VIA YOUTUBE
O escritor bolsonarista Olavo de Carvalho teve alta no domingo (18), após dez dias internado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor). No dia 8 de julho, ele sentiu um "mal-estar súbito" durante um voo dos EUA para o Brasil e se internou no hospital, onde estava desde então. Segundo o médico José Antonio Ramires, o escritor teve uma crise de angina.
 
"Durante a internação, o paciente foi submetido a tratamento medicamentoso para compensação cardíaca, assim como à cirurgia de revisão da operação da bexiga a que ele foi submetido em maio deste ano, nos Estados Unidos", diz o boletim médico. 
 
 
Ainda de acordo com o boletim, a intervenção cirúrgica de emergência ocorreu no dia 13 de julho, e teve duração de três horas. O objetivo foi corrigir uma obstrução na uretra causada por um quadro infeccioso no local da cirurgia anterior e "aumento prostático", que é o crescimento do tamanho da próstata. 
 
Fora da unidade hospitalar, Olavo de Carvalho deve seguir em repouso domiciliar, "aguardando conduta para continuidade do tratamento de seu quadro urológico", complementa o boletim. 
 
O Incor é vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e realiza atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A internação é alvo de inquérito civil instaurado pela Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público de São Paulo (MPSP), que avalia se Olavo usou o SUS de forma irregular. O Hospital das Clínicas disse que prestará "todos os esclarecimentos".
 

 

Saúde

 
Olavo tem 74 anos e mora no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, desde 2005. Em abril deste ano, ele foi internado devido a problemas respiratórios. Na época, ele afirmou nas redes sociais que precisava ser acompanhado rotineiramente devido a "efeitos colaterais" causados por uma cirurgia de remoção de um tumor na traqueia realizada em 2018.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS