Homenagem

Joaquim Francisco será homenageado com busto no Parque da Jaqueira; projeto propõe adicionar o nome do ex-governador ao local

O Parque da Jaqueira foi inaugurado pelo então prefeito do Recife, Joaquim Francisco, no dia 10 de abril de 1985

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 04/08/2021 às 16:15 | Atualizado em 04/08/2021 às 16:21
Notícia
X

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que a Prefeitura vai construir um busto em homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco, falecido nessa terça-feira (3), vítima de um câncer de pâncreas. O equipamento será instalado no Parque da Jaqueira, que foi inaugurado em 1985, quando Joaquim Francisco era prefeito da cidade. Há também um projeto de lei, protocolado na Câmara de Vereadores do Recife, de autoria do vereador Alcides Cardoso (DEM), para acrescentar o nome do ex-prefeito ao parque. 

"Decretamos luto oficial de sete dias e vamos fazer uma homenagem a Joaquim Francisco no Parque da Jaqueira, que é um importante equipamento do Recife e foi fruto de uma luta dele na nossa cidade. Ele era usuário diário do local. Lembro que da última vez em que eu estive com Joaquim, ele lembrava os dias do ano em que ele deixava de caminhar, e era um ou dois dias no máximo. Todos os dias ele estava frequentando o parque”, afirmou João Campos, durante o velório realizado no Palácio do Campo das Princesas, nesta quarta-feira (4).

“A gente vai fazer, combinando com a família, uma justa homenagem a ele, fazendo a instalação de um busto no parque, representando o prefeito responsável pela construção desse importante patrimônio da cidade”, acrescentou o gestor. 

Ainda no velório, o gestor municipal lembrou do papel marcante e importante que Joaquim Francisco teve na história de Pernambuco. O ex-governador foi filiado ao PSB de 2009 até 2015, quando migrou para o PSDB. “Ele teve um papel importante na vida pernambucana e recifense. Eu tive poucas oportunidades diretamente com ele, mas teve um dia que me marcou muito. Eu lembro que, quando o então governador Eduardo Campos renunciou ao mandato para disputar a presidência da República, ele conseguiu reunir todos os ex-governadores, vivos, de Pernambuco. Eles participaram da cerimônia, referendando aquele caminho, que ali poderia mudar o Brasil. E eu lembro de Joaquim, naquele momento, que a gente teve uma conversa rápida. Depois tive mais dois ou três encontros com ele, sempre muito altivo, contador de histórias, contador de causos”, finalizou.

Sobre o projeto de lei, o vereador Alcides Cardoso, explica que o parque passaria a ser chamado, caso aprovado nas comissões da Câmara e na sessão Plenária, de "Parque da Jaqueira Governador Joaquim Francisco". Na proposta, Alcides Cardoso argumentou que, "desde a sua inauguração, o Parque da Jaqueira contribui para a melhoria da saúde e lazer da população, considerando uma das áreas verdes urbanas mais importantes da cidade, e que o parque foi fruto da iniciativa inovadora do ex-governador em melhorar a qualidade de vida dos recifenses".

“Joaquim criou o Parque da Jaqueira e foi frequentador assíduo do local por vários anos, realizando suas caminhadas matinais e vendo os benefícios do local para toda a população. Essa homenagem a um homem público que dedicou sua vida para engrandecer o Recife, Pernambuco e o Brasil é justa e merecida”, disse o vereador. 

 TRAJETÓRIA

Joaquim Francisco Cavalcanti faleceu na tarde desta terça-feira (3), aos 73 anos, no Hospital Português, onde estava internado e em tratamento devido a um câncer no pâncreas. Além de Governador de Pernambuco, ele foi prefeito do Recife por dois mandatos, deputado federal e ministro do Interior. Também foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial, e advogado.

Durante sua gestão no Executivo Municipal, Joaquim Francisco inaugurou no 10 de abril de 1985,  o Parque da Jaqueira, que viria a se tornar um dos principais espaços do Recife destinado ao lazer, cultura e prática de esportes. Com sete hectares, o Parque ostentou, até 2014, o título de maior parque público da cidade. Em seguida, o Parque Urbano da Macaxeira foi entregue à população. O equipamento tem um sítio histórico, que abriga um pedaço do que foi a região no século 18. É nessa área que está localizada a capela construída em 1766, pelo capitão Henrique Martins, proprietário do terreno na época.


Tags

Autor