Lula deve encontrar cúpula do PSB já no primeiro dia da visita a Pernambuco
O ex-presidente Lula cumprirá agenda no Estado nos próximos dias 15 e 16
O governador Paulo Câmara (PSB) deverá receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo domingo (15), no Palácio do Campo das Princesas. Os detalhes da agenda do líder petista ainda estão sendo finalizados, mas ao iniciar por Pernambuco, o seu giro pelo Nordeste, já é esperado que ele priorize o encontro com lideranças socialistas de olho em um possível apoio do PSB à candidatura presidencial do PT em 2022.
A expectativa é que estejam no encontro o ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio - principal nome cotado dentro do partido para ser candidato a governador - e o prefeito do Recife, João Campos, que apesar de manter resistência com relação ao apoio do seu partido ao PT, já havia dito que não teria problema em conversar com o ex-presidente.
Na segunda-feira, o governador terá uma reunião presencial com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília, para tratar do ramal da ferrovia da Transnordestina, que não terá mais o trecho em Pernambuco.
“A agenda ainda tem alguns detalhes, mas ela está confirmada para os dias 15 e 16 de agosto. Ele terá compromissos internos, com os movimentos sociais e sindicais e uma agenda com os representantes dos partidos que quiserem conversar com o presidente. Até porque ele vem com esse objetivo de ouvir todo mundo. Não apenas olhando para a disputa de 2022, mas fazendo uma reflexão sobre o momento político que o país está vivendo agora”, afirmou o presidente do PT de Pernambuco, o deputado estadual Doriel Barros.
Além do PSB, os partidos PSOL e PCdoB - do qual a vice-governadora do Estado, Luciana Santos, é presidente nacional - também estarão presentes nesta passagem de Lula. De acordo com Doriel Barros, a conversa com a imprensa será no dia 16, mas nenhum horário ainda foi oficialmente divulgado.
- Lula marca datas da visita a Pernambuco. Veja quem vai se reunir com o ex-presidente de olho em 2022
- Com Lula candidato, Haddad acredita em aliança mais fácil com o PSB para 2022
- Lula vai se encontrar com três deputados em Pernambuco para conversar sobre a vaga do Senado
- Fernando Haddad vê Brasil polarizado entre Lula e Bolsonaro e diz não haver margem para 'terceira via' em 2022
- Pré-candidato ao Senado, Silvio Costa Filho diz que 'Lula foi o melhor presidente para Pernambuco', durante agenda com Paulo Câmara
- Semana começa com expectativa da visita de Lula a Pernambuco
- TRF-3 tranca ação e deixa Lula a dois casos de se livrar da Justiça
Segundo informações publicadas pelo Blog de Jamildo, o ex-presidente da República também se reunirá reservadamente com os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos), cotados para disputar o Senado na chapa do PSB. Ambos almejam o slogan de "senador de Lula".
Também está nos planos do ex-presidente uma conversa com a ex-primeira-dama de Pernambuco, Renata Campos. Lula tem boa relação com a família do ex-governador Eduardo Campos, falecido em 2014 em trágico acidente aéreo durante a campanha presidencial da ocasião.